Eventos alternativos rolam durante Copa da Fifa

Às vésperas da Copa do Mundo da Fifa, que estreia na próxima quinta-feira (12/06) na Arena Corinthians, o Comitê Popular da Copa SP realiza uma série de intervenções na cidade para discutir o “legado” do mundial de futebol para a população. Confira!

 

Terça-feira (10/06) – 17h – Congresso do Povo – Copa das Tropas

Onde? Teatro Municipal – centro de São Paulo

Mais informações? Clique aqui.

No dia 10 de junho começará, num hotel da Zona Sul da cidade de São Paulo, o Congresso da Fifa, que reunirá 209 federações que compõem a federação de futebol. Para se contrapor a esse evento, o Comitê Popular da Copa de SP está convidando uma série de organizações, coletivos, movimentos sociais e ativistas para o “Congresso do Povo – Copa das Tropas”, a fim debater o violência estatal, a higienização das ruas do centro das cidades, a perseguição e a criminalização dos movimentos sociais, dentre outros pontos. Presenças confirmadas do Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política; Comitê Contra o Genocídio da População Negra, Pobre e Periférica; Mães de MaioMOPAT — Movimento Palestina Para Todos; MPL — Movimento Passe Livre; além de intervenções teatrais, de vídeo e de rap. 

 

Quarta-feira (11/06) – 16h – Copa Moinho Vivo – O pagode é nosso!

Onde? Favela do Moinho – R. Dr. Elias Chaves, 20 – centro de São Paulo

Mais informações? Clique aqui. 

Num jogo aberto para quem quiser participar, o Movimento Moinho Vivo e o Comitê Popular da Copa convidam a todos para uma disputa de futebol de várzea acompanhada de sarau de poesia.

 

Quinta-feira (12/06) – 14h – Manifesta Junina

Onde? Ocupação Mauá – Rua Mauá, 340 – Luz – centro de São Paulo

Mais informações? Clique aqui.

Na Manifesta Junina, uma zona livre e do povo, a proposta é de apresente um outro futebol possível: sem empresas patrocinadoras, sem estádios com sangue operário, sem zona de exclusão, sem polícia e sem catracas. O convite é para acompanhar o jogo de estreia do Brasil e formar quadrilha com o Comitê Popular da Copa de SP. Haverá narração alternativa do jogo, intervenções teatrais, banda de forró, quadrilha e brincadeiras juninas. 

 

Segunda-feira (16/06) – 17h – Futebol Popular contra a eliminação do Povo de Rua

Onde? Sala São Paulo – Praça Julio Prestes – Luz – centro de São Paulo

Mais informações? Clique aqui.

No dia 30 de maio,  moradres de rua fora expulsos pela Tropa de Choque da PM e pela GCM do viaduto Alcântara Machado, na Moóca. Contra a higienização e novas expulsões de moradores de rua por conta da Copa do Mundo, especialmente nas áreas próximas ao Anhangabaú (onde será realizada a Fan Fest da Fifa), movimentos sociais, população de rua, Pastoral do Povo de Rua e integrantes do Coletivo Autônomo  dos Trabalhadores Sociais (CATSO) realizam um rachão, com batuques e protestos em frente à Sala São Paulo.

 

Quinta-feira (19/06) – 15h – Não vai ter tarifa

Onde? Concentração na Praça do Ciclista – av. Paulista – centro de São Paulo

Mais informações? Clique aqui.

Um ano após derrubar o aumento de R$ 0,20 na tarifa do transporte público em São Paulo, o Movimento Passe Livre (MPL) convova um ato para reivindicar tarifa zero à população, assim como os torcedores de algumas cidades têm recebido para ir aos jogos da Copa da Fifa. O objetivo é marchar até a Marginal Pinheiros, onde com arte, futebol popular e catracas em chamas os manifestantes pretendem retomar a cidade.