De Perus ao Monte Azul, via internet: Cursos presenciais e on-line oferecem formação em libras, teatro, música e moda sustentável

De Perus ao Monte Azul, via internet: Cursos presenciais e on-line oferecem formação em libras, teatro, música e moda sustentável

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Selecionamos 4 cursos e oficinas com inscrições abertas e encontros que acontecem à distância ou presencialmente, em diferentes pontos de São Paulo. Confira!

2022 apenas começou. Ainda dá tempo de aprender alguma coisa nova ou aperfeiçoar um conhecimento. A Periferia em Movimento seleciona e indica 4 cursos e oficinas com inscrições abertas e encontros que acontecem à distância ou presencialmente, em diferentes pontos da cidade de São Paulo. Confira!

Libras na Quebrada

Formado por uma equipe de pessoas surdas e ouvintes, o projeto Libras na Quebrada abre inscrições para oficinas sobre a língua brasileira de sinais. Além das oficinas que já rolam aos sábados na zona Norte e na zona Leste, é possível se inscrever para a turma da zona Sul.

Com 1 encontro por mês no Centro Cultural Monte Azul (Jardim Monte Azul, região do Jardim São Luís), para participar é necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 e uso de máscaras. Antes de tudo, é preciso se inscrever aqui.

Grupo Pandora de Teatro (foto: Divulgação)

Teatro do Absurdo na América Latina

Até esta segunda-feira (7/3), é possível se inscrever para a “Oficina de Teatro: Poéticas do absurdo latino-americanas”, que será realizada pelo Grupo Pandora de Teatro. Há 18 anos, a companhia pesquisa e faz teatro em Perus, na zona Noroeste de São Paulo. São apenas 20 vagas disponíveis para a oficina. Acesse aqui.

Destinada a integrantes de coletivos artísticos, estudantes, a pessoas da pesquisa acadêmcia e interessadas no fazer teatral acima de 14 anos, a oficina propõe refletir sobre como o Teatro do Absurdo se ressignificou na América Latina a partir da realidade sóciopolítica e a repressão das ditaduras, envolvendo em sua realização estudos teóricos e experimentações cênicas.

Com duração de 4 meses, a formação conta com a realização de 20 encontros presenciais 4 horas de duração cada, somando uma carga horária total de 80 horas. Os encontros começam em 17 de março, sempre às quintas, das 14h às 18h. Todos os encontros serão desenvolvidos na atual sede do grupo, em Perus. Participantes receberão ajuda de custo durante toda a realização da oficina.

Núcleo Musical Cia do Tijolo – Foto de Alécio Cézar

Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo

Também até segunda (7/3), é possível se inscrever para participar do Núcleo Musical Permanente da Cia do Tijolo, grupo que ao longo de sua trajetória vem aprofundando a pesquisa sobre a utilização da música no teatro. A ação que faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário”.

Gratuito e aberto ao público geral, o núcleo será iniciado em 8 e 9 de março, e terá 11 meses de duração. Serão formadas 4 turmas em parceria com a Cia dos Inventivos, Grupo Pombas Urbanas, Engenho Teatral e A Próxima Companhia.

As inscrições podem ser realizadas pelo link e as turmas terão encontros presenciais e virtuais, iniciando com atividades online às terças-feiras, às 18h30 e 20h00, e às quartas-feiras, às 18h30 e às 20h00.

Moda sustentável

O Portal Cate, plataforma de ensino à distância da Prefeitura de São Paulo, oferece um novo curso gratuito e on-line sobre Moda Sustentável. Durante o curso, participantes aprendem a ver peças usadas como matéria-prima e transformá-las.

O curso tem a duração de 7 horas, passando sobre o conceito de sustentabilidade e como é possível gerar menos impacto ambiental na cadeia produtiva da moda, além de compreender também sobre a prática dos cinco R’s (Reduzir, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reciclar).

Conforme o levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão registrou um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021.

As pessoas que se candidatarem terão à disposição uma plataforma acessível para celular, além da tradução para libras e legenda e autodescrição. O conteúdo pode ser visto quantas vezes a pessoa tiver necessidade para fixar as informações fornecidas. Inscreva-se aqui.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content