Com mais de 4 milhões de votos, Quilombo nos Parlamentos elege 26 candidaturas

Com mais de 4 milhões de votos, Quilombo nos Parlamentos elege 26 candidaturas

Apesar do resultado, Coalizão Negra por Direitos espera cenário de resistência a pautas conservadoras no novo Congresso

Compartilhe!

A iniciativa da Coalizão Negra por Direitos para reduzir hiatos de representatividade no Congresso e nas assembleias estaduais conseguiu eleger 26 parlamentares nas eleições do último domingo (2/10). Ao todo, as mais de 120 candidaturas em 24 unidades da federação obtiveram um total de 4.223.028 de votos.

Para Sheila de Carvalho, articuladora da Coalizão Negra por Direitos e diretora política do Instituto de Referência Negra Peregum, o resultado do Quilombo nos Parlamentos não indica avanços na representatividade no Poder Legislativo, já que o número de representantes do movimento negro permaneceu o mesmo e pessoas com longa trajetória de defesa de direitos da população negra não se reelegeram.

Além disso, dado o perfil de quem assume os postos no Congresso Nacional a partir de 2023, ela prevê um cenário de forte resistência no Parlamento a propostas de avanço na defesa de direitos da população negra, indígena e de mulheres.

“Com o resultado da eleição no último domingo, o Senado, principalmente, tornou-se muito mais alinhado ao bolsonarismo e à política de morte contra a população negra. Precisamos nos preparar para uma casa mais violenta e menos receptiva às agendas voltadas para essa população”.

Confira as candidaturas do Quilombo nos Parlamentos que foram eleitas:

– 8 federais: Valmir Assunção – PT/BA, Dandara Tonantzin – PT/MG, Carol Dartora, PT/PR, Benedita da Silva – PT/RJ, Henrique Vieira – PSOL/RJ, Talíria Petrone – PSOL/RJ, Denise Pessôa – PT/RS e Erika Hilton – PSOL/SP

– 18 estaduais: Olívia Santana – PCdoB/BA, Andreia de Jesus – PT/MG, Macaé Evaristo – PT/MG, Carlos Bordalo – PT/PA, Lívia Duarte – PSOL/PA, Renato Freitas – PT/PR, Dani Portela – PSOL/PE, Renata Souza – PSOL/RJ, Veronica Lima – PSOL/RJ, Dani Monteiro – PSOL/RJ, Divaneide Basílio – PT/RN, Matheus Gomes – PSOL/RS, Bruna Rodrigues – PCdoB/RS, Laura Sito – PT/RS, Paula Nunes (Bancada Feminista) – PSOL/SP, Monica Seixas (As Pretas) – PSOL/SP, Leci Brandão – PCdoB/SP e Thainara Farias – PT/SP

Além disso, outras 97 candidaturas estão como suplentes, sendo que Orlando Silva, do PC do B de São Paulo, e Robeyoncé Lima, do PSOL de Pernambuco, ocupam as primeiras vagas de suplente para os cargos disputados.

Ouça abaixo o podcast Eleições sem Neurose, da Periferia em Movimento, sobre a importância de formar bancadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo