Você já foi recebida em uma loja por uma vendedora travesti? Já teve uma colega trans na universidade? Foi atendido por um médico, advogado, teve uma professora ou amiga transexual? Por que a maioria deve ter respondido “não” para todas as perguntas?
Pra falar disso, a gente resgata uma entrevista da jornalista Aline Rodrigues com Erika Hilton que aconteceu no início de 2020, antes da pandemia, e trouxemos isso para o 10º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento. Com essa edição, finalizamos a temporada do programa. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando abaixo.
Em 2014, a Periferia em Movimento fez essas perguntas na série de reportagens “À Margem da Margem”. E nas últimas eleições, pelo menos 27 pessoas trans foram eleitas em câmaras municipais País afora, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Na cidade de São Paulo, Erika Hilton foi a sexta mais votada entre 2 mil candidatos, sendo escolhida por mais de 50 mil eleitores.
Erika é uma mulher negra transvestigênere que até pouco tempo atrás fazia parte da Mandata Ativista, um mandato coletivo com 9 pessoas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Agora eleita vereadora da capital paulista, a partir de 2021 ela inicia um mandato que já é histórico.
“A gente não tá construindo uma sociedade só para pessoas trans e de pessoas trans. É preciso que pessoas cisgêneras se conscientizem da importância da ocupação dessas pessoas nos cargos públicos e privados”, diz ela.
Resgate
O programa é um resgate da entrevista realizada em 05 de fevereiro de 2020 no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo nas redes sociais da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.
Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).
Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.
Redação PEM
2 Comentários
[…] com mãe e irmão, na zona Leste. E no dia 26, dentro da Câmara Municipal, um homem perseguiu Erika Hilton – vereadora trans e negra que foi a mulher mais votada para o legislativo paulistano, com 50 […]
[…] do PSOL – SP), Joana Salém (coordenadora Nacional da Rede Emancipa) e a deputada federal Erika Hilton (PSOL – […]