Por André Santos. Edição: Thiago Borges
Nesse mês de outubro, 5.569 cidades brasileiras foram às urnas para escolher representantes para as cadeiras das prefeituras e câmaras municipais para o período de 2025 a 2028. Com o segundo turno no último domingo (27/10), todos os resultados já foram definidos – inclusive aqui em São Paulo.
Mas você sabe quais são as funções de cada cargo, como funciona a gestão na Câmara Municipal e como acompanhar o trabalho de parlamentares eleitos? A Periferia em Movimento preparou um material que vai informar tudo que você precisa saber para fiscalizar e cobrar o trabalho de parlamentares durante o próximo mandato. Confira!
QUEBRADA DECIDE: Clique e confira nossa cobertura das eleições!Quantas pessoas foram eleitas?
Depende de cada município. Das 1.013 candidaturas para a vereança na cidade de São Paulo, 55 foram eleitas. Durante o pleito, foram registrados 5.781.066 votos válidos para essas vagas.
Dessas, quantas foram reeleitas?
A Câmara Municipal de São Paulo conta com 35 parlamentares que passaram para um novo mandato, além de 20 parlamentares estreantes.
Quando elas tomam posse?
As candidaturas eleitas para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024 tomarão posse no dia 1° de janeiro de 2025, conforme regimento da Constituição Federal de 1988.
No que diz respeito a vereadoras, vereadores e vereadories, a data de posse não é estabelecida pela Constituição, mas sim pela Lei Orgânica, que funciona como a Constituição de cada cidade. No município de São Paulo, a posse dos parlamentares também acontecerá no dia 1° de janeiro.
Periferias na Câmara: Luana Alves se reelege. Keit Lima e Dheison são novidades
Quais são as atribuições principais de um prefeito?
Prefeito é o cargo de chefe do Poder Executivo na esfera municipal. Ele tem o dever de cumprir as responsabilidades estabelecidas na Constituição Federal de 1988, determinando onde os recursos provenientes de impostos e outros fundos transferidos pelo estado e pela União serão empregados.
Além disso, também é função de um prefeito zelar pela boa administração da cidade, promover as funções sociais do município e assegurar a qualidade de vida de seus moradores por meio de políticas públicas e manutenção de equipamentos, espaços e serviços públicos de qualidade.
Outra atribuição do cargo é propor projetos de lei à Câmara Municipal, bem como sancionar ou vetar leis aprovadas pelo Legislativo local.
Reeleito em SP, Nunes vence Boulos com menos votos do que a soma de brancos, nulos e abstenções
E o que faz uma pessoa vereadora?
Os vereadores são, em tese, o elo de ligação entre a população e o governo municipal. Dessa forma, são essas pessoas que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município, além de fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei e da boa gestão do dinheiro público.
Como funciona a gestão na Câmara?
Na Câmara Municipal, a administração é estruturada de maneira que a pessoa presidente da casa define a rotina administrativa através de portarias e outros atos normativos. Quem ocupa diretorias e secretarias apoia o presidente na realização das atividades administrativas e na distribuição de tarefas aos colaboradores.
Como funcionam as comissões parlamentares?
As comissões parlamentares são órgãos do Poder Legislativo formados por um grupo de parlamentares. Podem ser permanentes, que persistem ao longo das legislaturas, com a finalidade de examinar todos os assuntos que passam pela Câmara, ou temporárias, formadas com propósitos específicos ou de representação. Além disso, as comissões têm a responsabilidade de propor questões especializadas, abordar problemas de interesse público, colaborar com o governo, realizar audiências públicas e abordar reclamações públicas.
Como acompanhar os mandatos?
A Lei de Acesso à Informação facilitou o acompanhamento das ações de quem ocupa cargos públicos em todo o país.
Através do site da Câmara Municipal de São Paulo, é possível verificar quais parlamentares estão em exercício, bem como consultar e-mail e ramal de cada um.
Além disso, também é possível verificar o voto de cada parlamentar em cada uma das sessões de votação das leis que são debatidas no município, e verificar se a pessoa em quem você depositou seu voto está, efetivamente, defendendo seus interesses.
Vale lembrar que as sessões da Câmara Municipal são abertas ao público, possibilitando que a comunidade participe nas decisões e reivindique pela regularização de demandas municipais.
Como cobrar? Como protocolar algum pedido?
O Portal da Câmara Municipal de São Paulo possui uma ferramenta chamada “Fale com o (a) Vereador (a)”, onde é possível acessar o perfil de parlamentares e enviar diretamente sugestões, propostas e reclamações. Em caso de denúncia, é necessário acionar a Controladoria Geral do Município (CGM), que tem a premissa de prevenir e combater a corrupção na Prefeitura de São Paulo.
André Santos, Thiago Borges, Rafael Cristiano