Com lideranças negras femininas, comunidade quilombola no interior paulista é marcada pela luta para preservar memórias, identidades e construir autonomia. A Periferia em Movimento publica a reportagem em vídeo produzida no escambo periférico com participantes do curso “Repórter da Quebrada”.
No Quilombo Cafundó, a 12 quilômetros do centro de Salto de Pirapora (SP) e a 133 quilômetros da capital paulista, os quase 200 anos de existência não são medidos pelo calendário, mas em ciclos de resistência.
Confira a produção multimídia na íntegra abaixo:
Esta reportagem foi produzida por participantes do projeto “Repórter da Quebrada – Gerações Periféricas Conectadas”, realizado pela Periferia em Movimento com apoio da 8ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Entrevistas e captação em vídeo por Caroline Pina, Ligia Sophia Souza, Maria Eduarda, Francisco Carvalho e Victor Frazão, com orientação de André Santos e Pedro Salvador. Roteiro e edição de Caroline Pina, Ligia Sophia Souza e Eduarda Nazário Leão, com orientação e finalização de Pedro Salvador.
Entrevistas e reportagem em texto: Luara Angélica, com colaboração de Francisco Carvalho. Apoio: Ligia Sophia Souza, Victor Frazão e Bianca Bispo da Silva. Orientação e edição de texto: Thiago Borges.
Fotos por Camila Lima e Mapy Barbosa, com edição de Carolaine Nunes Silva e Isabelly Rodrigues dos Santos. Orientação: Vitori Jumapili.
Artes: Rafael Cristiano. Mídias sociais: Micoli Cerqueira e apoio de Victor Frazão e Maria Eduarda, com orientação de Vênuz Capel. Distribuição: Gislayne Melo.
Apoio de produção e articulação: Cristiane Rosa e Laís Diogo. Coordenação de educação midiática: Aline Rodrigues.