SOLTANDO DICAS: Série de vídeos mostra como identificar fake news e produzir conteúdo na internet

SOLTANDO DICAS: Série de vídeos mostra como identificar fake news e produzir conteúdo na internet

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Aprenda mais sobre apuração jornalística, produção audiovisual e distribuição nas redes sociais!

Como diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira? Tem uma fórmula para isso? Como consigo me informar melhor? E como eu posso ter autonomia na comunicação?

A Periferia em Movimento preparou uma série de vídeos com dicas para identificar fake news e como checar a veracidade das informações. Preparada por nossa equipe de conteúdo, Soltando Dicas também mostra como é possível produzir e distribuir o próprio conteúdo audiovisual na intenet com orientações sobre áudio, foto e vídeo, design e redes sociais. O objetivo é disseminar práticas comuns na nossa rotina para que o público também tenha maior autonomia nesse campo.

Assista abaixo!

Fake News

Gisele Brito é orientadora de reportagem na Periferia em Movimento. É mais uma da Sul, mas mora no centro. Gosta de São Paulo, apesar dos pesares. É jornalista e mestra em Planejamento Urbano. Também corre por Peregum, Território da Notícia e pela Rede Jornalistas das Periferias. Confira as dicas da Gisele:

Redes sociais

Camila Lima atualmente é repórter colaboradora da Periferia em Movimento. Moradora na zona Sul de São Paulo, é jornalista e amante da internet. Confira as dicas da Camila:

Design

Rafael Cristiano é designer da Periferia em Movimento. Ator, dramaturgo e formado em design gráfico pela FMU em 2012, ele também é Ọmọ Òrìṣà de Ossanyn e tem interesse em arte e em morrer velhinho. Confira as dicas do Rafael:

Produção de áudio

Paulo Cruz é produtor de áudio da Periferia em Movimento. Morador da Chácara Cocaia, é neto da dona Margarida e filho da dona Dilma. Escreve poesia e tem formação técnica em Eletrônica e Áudio voltada para TV, Cinema e Novas Mídias. Confira as dicas do Paulo:

Produção em foto e vídeo

Vitori Jumapili é produtoru audiovisual da Periferia em Movimento. Prete, favelade e trans, mora no Grajaú e passeia pelas artes visuais, artes com agulhas do bordado, da costura e crochê. E é fotógrafe documental com foco em narrativas transvestigêneres e das margens. Confira as dicas de Vitori:

Essa série teve captação e edição de imagens de Pedro Ariel Salvador (que também coordenou toda a produção) e Vitori Jumapili, edição de áudio de Paulo Cruz, design de Rafael Cristiano e distribuição de Vênuz Capel.

“Soltando Dicas” é uma atividade que aconteceu no âmbito do Repórter da Quebrada – Uma morada jornalística de experimentações, projeto da Periferia em Movimento realizado com apoio do Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de São Paulo.

Colaboração

, , , , , ,

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content