Da fé ao trap: 10 lançamentos musicais para você conhecer 

Da fé ao trap: 10 lançamentos musicais para você conhecer 

Seleção feita pela Periferia em Movimento traz projetos recentes de artistas de todo o Brasil, que cantam sobre ancestralidade, territorialidade, questionam o passado, avaliam o presente e propõem novos rumos para o futuro. Confira e atualize suas playlists!

Compartilhe!

Nayra Lays – “Musa”

Com influências do pagode, Nayra Lays celebra mulheres negras em seu single “Musa”. A artista mescla pagode a outros importantes gêneros urbanos contemporâneos, e firma nova era artística voltada ao pop alternativo.

Após 3 anos imersa no rap, gênero no qual Nayra se reconheceu frequentando os eventos do Grajaú, seu bairro de origem, foi em 2019 que a artista passou a se reconectar ao samba rock e ao pagode, pilares em sua criação dentro de uma família negra paulistana.

Ana Cacimba – “Mergulho”

Mergulho é o segundo álbum de estúdio de Ana Cacimba (foto em destaque nesta matéria por Tabatha Mota) e, produzido por Victor Paixão e co-produzido por Thiago Duar, propõe uma viagem para dentro de si, usando o mar como plano de fundo.

No decorrer das 9 faixas, Ana Cacimba se propõe a mostrar a força da ancestralidade e da fé afro religiosa com poesias e canções, homenageando também a rainha dos oceanos Iemanjá.

Deekapz – “Super House”

O duo de DJs Deekapz, um dos principais nomes de um cenário em expansão no Brasil e que misturam funk e outros ritmos brasileiros com grooves e beats suingados, lançou em novembro o EP “Super House”, que conta com 4 faixas distintas que desafiam os limites da  música house tradicional.

O duo destaca-se por buscar investir também em festas que tornem a música eletrônica mais acessível e potente no Brasil a partir da promoção de eventos gratuitos que sempre lotam as ruas do centro de São Paulo.

Iuna Falcão – “Transe”

A cantora maranhense radicada na Bahia lança seu álbum de estreia “Transe”. O disco, que possui 14 faixas, com participações de Lazzo Matumbi, Theodoro Nagô e Xênia França,  apresenta uma narrativa sonora sobre a vida de Iuna a partir de uma sonoridade territorial. As composições são assinadas por Lucas Cirillo e Iuna Falcão, mas o disco também conta com letras de Luedji Luna e Héloa.

Aiace – “Fluxo e Refluxo”

Aiace divulgou recentemente o videoclipe de “Fluxo e Refluxo”, faixa que integra o segundo e recém-lançado álbum da artista, “Eu Andava Como se Fosse Voar”. A composição da música é um esforço colaborativo entre Aiace, Gileno Felix e Vini Ribeiro – este último, também responsável pela direção do clipe.

No projeto audiovisual, uma atmosfera esvaziada de elementos instrumentais inicia evocando uma jornada de aprofundamento que transmite a história de dor e resiliência que faz alusão às várias formas de violência sofridas por pessoas negras.

 

Yanto – “Sítio Arqueológico”

Mineiro radicado em São Paulo há mais de uma década, Yantó trouxe ao mundo em outubro seu terceiro álbum, “Sítio Arqueológico”. Produzido pelo próprio artista em parceria com Tó Brandileone (5 a seco), o trabalho de 14 faixas traz canções autorais, além de parcerias com Bruna Moraes, Guilherme Kafé e Dylan Mckinstry.

Yantó parte da imagem de um sítio arqueológico para construir um álbum que conecta passado e futuro, num gesto de reverência à tradição da música popular brasileira e, ao mesmo tempo, de diálogo com as produções mais contemporâneas e inventivas do pop e da música experimental.

Dodh – “Melaço na Pele”

O cantor e compositor Dodh, natural de Salvador, disponibilizou recentemente seu primeiro EP ‘Melaço na Pele’, onde canta a intensidade de um romance à flor da pele em 4 faixas autorais.

Com uma sonoridade influenciada pelo afrobeats, trap, R&B, ritmos africanos e latinos, o EP conduz os ouvintes a uma linha narrativa que passa por diferentes etapas de um relacionamento arrebatador e aborda sentimentos que vão da euforia à nostalgia.

Aísha – “Conexão”

A cantora Aísha, conhecida por conta de seu trabalho como vocal que a faz dividir palco com Baco Exu do Blues, lança seu primeiro single autoral: Conexão. A música, disponível em todas as plataformas digitais, traz dramaticidade e referências ao universo que a artista quer retratar na sua nova era. Em uma mistura de R&B e pop, “Conexão” é uma música de muita reflexão e olhar pra dentro, que fala sobre uma percepção mais aguçada, início e final de ciclo, sobre aparências e a importância de se conectar.

Saymoon Moon & RAVIH

Saymoon Moon e RAVIH rimam sobre amor preto e LGBT em “Chamada Perdida”. Com sonoridade também diferente dos lançamentos anteriores, o artista mistura trap, rap e toques de R&B para falar sobre dinâmicas afetivas e seus entraves.

TZ da Coronel – “Dacoromode”

TZ da Coronel lança álbum “Dacoromode”, com participações de Veigh, Djonga, Vulgo FK, MC Cabelinho, KayBlack e muito mais. Um dos principais expoentes do trap busca representar o lugar de origem (Morro do Limão, Rio de Janeiro) apresentando seu olhar desde os dias em que estava nas ruas da Coronel até o presente.

O álbum possui 23 faixas e aposta em uma mistura de ritmos, como rap, trap, funk, afrobeat e R&B. A produção foi feita por nomes como Alle da Coro, Mello, Ariel Donato, Dallass, Nagalli, DJDubom, GLXCKnoBeat, DJ Murilo, LT No Beat, Galdino, e Jess Beats.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo