NOTICIMAPA: Inscrições abertas para novo curso do Periferia em Movimento, no Sesc Vila Mariana

NOTICIMAPA: Inscrições abertas para novo curso do Periferia em Movimento, no Sesc Vila Mariana

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

O curso Noticimapa: Midia Independente acontece no Sesc Vila Mariana, às terças e quintas, das 18h às 20h. Uma oportunidade de relacionar jornalismo, cartografia e o registro cultural e histórico da região.

Como a mídia pode contribuir com a memória de lugares e pessoas? De que forma a gente pode se apropriar das ferramentas do Jornalismo e da Cartografia para ser protagonista do registro da própria história e de outras tantas histórias de uma região?

Noticimapa: Mídia Independente

Começa em setembro o novo curso do Periferia em Movimento, que irá relacionar jornalismo, cartografia, numa busca pela criação de memórias sobre o território. O NOTICIMAPA: Mídia Independente será gratuito, no Sesc Vila Mariana sempre às terças e quintas feiras, das 18h às 20h.  Podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos, moradores ou não da região, interessados em práticas do jornalismo de dados sobre territórios.
Durante o curso, os participantes terão acesso a dados pré sistematizados pelo Periferia em Movimento sobre o território da Vila Mariana, e terão a oportunidade de analisá-los de acordo com a história do espaço e organizar um registro jornalístico.  Alguns dos dados selecionados respondem às perguntas: Existem espaços culturais no território? Quem tem acesso a eles? Quem mora no bairro e quem trabalha lá? O que tem de comum e diferente com as periferias?

Imagem: google maps.


O curso terá duração de 14 encontros, com a metodologia da educomunicação. O objetivo é promover olhares que partem da história individual dos participantes, para daí discutir a influência do território na sua construção de cultura, valores, referências. Diante dessa reflexão, independente de serem moradores ou não da região da Vila Mariana, os alunos farão um mergulho na história desse distrito para entender sua formação e influências socioculturais para se tornar o lugar que é hoje.
Ao longo dos encontros, para essa produção, os alunos vão protagonizar produções  jornalísticas de foto, texto e vídeo e experimentarão ferramentas do dia a dia do jornalista como a produção de pauta, realização de entrevistas e pesquisas, participação de coletivas e vivências em locais de representatividade na região. Um dos resultados será a produção de um fanzine e um mapa digital da região, além das possibilidades de expansão futura para outros territórios.
 
As inscrições são gratuitas e devem acontecem presencialmente no Sesc Vila Mariana. O curso tem vagas limitadas, garanta sua inscrição o quanto antes! Mais informações no link.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content