Coletivos e movimentos realizam 21ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo

Coletivos e movimentos realizam 21ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo

Com feriado nacional inédito nesta quarta-feira (20/11) e lema “Palmares de pé, racismo no chão”, ato se concentra a partir das 13h, na avenida Paulista

Compartilhe!

O dia 20 de novembro faz alusão à luta de pessoas escravizadas e à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que foi morto nesta data em 1695 por bandeirantes.

E nesta quarta-feira (20/11), pela primeira vez o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será feriado nacional. A lei 14.759/23 foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023 e representa um marco para a valorização da data como um momento histórico e de reivindicação dos direitos da população negra.

Na cidade de São Paulo, o feriado tem na programação a tradicional Marcha da Consciência Negra, que chega a 21ª edição e será realizada a partir das 13h com concentração em frente ao vão do Masp.

Com o lema, “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”, o ato é aberto por um xirê com lideranças de religiões de matriz africana.

Também é seguido manifestações culturais de hip hop, samba e reggae, com participação de grupos como o Bloco Afro É Di Santo (foto de capa) e o Baque Atitude. O cortejo com Ilu Oba de Min previsto será a avenida Paulista até a rua Augusta, de onde segue para o Teatro Municipal.

Organizações do movimento negra e da classe trabalhadora, como Uneafro Brasil, Movimento Negro Unificado, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Apeoesp entre outras, marcam presença.

Com informações da Agência CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo