Cursinhos populares preparam estudantes das periferias para Enem e vestibular

Cursinhos populares preparam estudantes das periferias para Enem e vestibular

Confira seleção de 12 iniciativas periféricas que oferecem cursinhos populares, gratuitos ou a baixo custo com inscrições abertas

Compartilhe!

Tempo de leitura: 10 minutos

Por André Santos. Edição: Thiago Borges. Foto de capa: cursinho Carolina de Jesus/reprodução

Com o intuito de preparar e capacitar estudantes de baixa renda a ingressarem nas principais universidades do Brasil, os cursinhos preparatórios pré-vestibular são uma importante ferramenta para derrubar barreiras sociais e promover uma maior inclusão no ambiente acadêmico, fomentando o acesso, sobretudo, à educação pública.

Projeto Raiz

Com mais de 25 anos de luta, o Projeto Raiz se define como um cursinho popular de esquerda, que valoriza a diversidade e democracia, e atua em defesa da democratização do acesso à universidade pública, ao sistema de cotas, além de uma educação gratuita e de qualidade.

O cursinho é 100% gratuito e não conta com taxa de inscrição. Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line. A palestra de abertura e matrícula está agendada para o dia 24 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Cidade Dutra (Extremo Sul de São Paulo).

Cursinho Carolina de Jesus 

O Cursinho Popular Carolina de Jesus é autônomo e tem como bandeira a luta por uma sociedade igualitária através da educação gratuita e de qualidade. Com atuação no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, o intuito do movimento social é democratizar o acesso ao ensino superior, fortalecer as escolas públicas e transformar a realidade de jovens estudantes periféricos.

As inscrições para as turmas de março 2024 estão abertas e disponíveis a partir deste formulário on-line. As aulas ocorrem todos os sábados das 8h45 às 18h, e estão previstas para iniciarem no dia 2 de março.

Uneafro Brasil

A Uneafro Brasil, organização do movimento negro brasileiro pela educação popular, retorna às aulas gratuitas preparatórias para vestibulares, Enem e concursos públicos em 2024. A volta dos cursinhos de educação popular será entre março e abril de 2024.

Para participar, é preciso preencher o formulário oficial disponível em inscricoes.uneafrobrasil.org

No período em que completa 15 anos de atuação, a organização disponibiliza 3 mil vagas gratuitas para estudantes da comunidade negra, quilombola, indígena, imigrante, trabalhadora e periférica. As aulas são realizadas nos 30 núcleos de educação popular localizados nas cidades de Atibaia, Bebedouro, Cotia, Jacareí, Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Mauá e na capital de São Paulo; e em Angra dos Reis, Belford Roxo, Mesquita e na capital do Rio de Janeiro. Estudantes de todo o Brasil também podem participar pela internet com o Núcleo Virtual.

Abertura de cursinho da Uneafro Brasil na USP, em São Paulo (foto: arquivo)

Abertura de cursinho da Uneafro Brasil na USP, em São Paulo (foto: arquivo)

Cursinhos Rede Emancipa

A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular presente nas 5 regiões do Brasil e no continente africano, que luta pela democratização do acesso à universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita, sendo uma das principais referências do setor.

Neste momento, em São Paulo, existem diversas possibilidades para ingressar nos cursos preparatórios fornecidos pela Rede Emancipa, sendo eles gratuitos e sem exigência de processo seletivo. Confira as opções através deste formulário on-line.

Cursinho Popular Elza Soares

A Rede de Cursinhos Populares Elza Soares atua em prol da ampliação e democratização do acesso às universidades das camadas populares a partir de um projeto de ensino-aprendizagem crítico relacionado ao cotidiano dos estudantes.

As aulas começam em 2 de março, sendo presenciais e aos sábados, das 8h às 18h, e serão ministradas na Comunidade São Remo, no Butantã (zona Oeste). Com inscrições gratuitas, o curso dá prioridade na matrícula para alunes de escolas públicas, pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas, com renda inferior a 1,5 salário mínimo, ex-estudantes do Cursinho Elza Soares e quem mora na Comunidade São Remo. As inscrições podem ser realizadas a partir do preenchimento do formulário on-line.

Cursinho Popular Construção

O Cursinho Popular Construção é um projeto gratuito que busca promover o acesso ao Ensino Superior para quem não tem condições de arcar com os custos de um cursinho particular. A iniciativa conta com 60 vagas, exclusivas para estudantes de escola pública ou bolsistas em escolas particulares, e foca em auxiliar jovens das regiões de Cidade Ademar, Americanópolis, Jabaquara, uma parte da região de Interlagos e também a divisa de Diadema.

Apesar de a inscrição ser gratuita, é necessário arcar com um custo de R$ 70 para custear as apostilas, sendo este o único gasto durante a formação. Em caso de impossibilidade comprovada em arcar com este valor, a coordenação se predispõe a achar alternativas para que ninguém saia no prejuízo.

As aulas serão aos sábados, no Centro Frei Tito, na zona Sul de São Paulo. O horário será das 9h às 16h, e as aulas acontecerão entre os meses de março e novembro, com um período de férias em julho. As inscrições podem ser feitas através deste formulário on-line até o dia 13 de março.

Cursinho Popular Prof. Moacir Souza

O Cursinho Popular Professor Moacir Souza é um projeto social que oferece aulas para que alunes se capacitem para cursar os vestibulares que garantem vagas nas universidades públicas.

A iniciativa acontece na Biblioteca Orobó Mikail, em Guarulhos, e desde 2018 já atendeu mais de 150 estudantes de forma 100% gratuita. Além das aulas, que serão aos sábados, das 9h às 17h, também é disponibilizado almoço completo durante os intervalos.

Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário on-line.

Cursinho Comunitário Milton Santos

Com mais de 20 anos de atuação, o Cursinho Comunitário Milton Santos tem como missão auxiliar jovens da periferia de Guarulhos a acessarem a universidade. O projeto conta com aulas gratuitas, mas solicita um investimento mensal de 30 reais para arcar com custos de alimentação que é fornecida durante os intervalos.

Em formato presencial, as aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 18h, com pausas para o café da manhã, almoço e café da tarde. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário on-line até o dia 23 de fevereiro.

Curso Popular Pré-Universitário Tetris

Com o intuito de preparar alunes de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares para o ingresso em universidades públicas, o Curso Popular Pré-Universitário Tetris é mais uma opção para quem busca se capacitar para os vestibulares. Com atuação em Suzano, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo e Alto do Tietê, a iniciativa disponibilizará 80 vagas neste ano.

Para participar do processo de seleção, é necessário se inscrever a partir do formulário on-line até o dia 29 de fevereiro e, após isso, realizar uma prova classificatória. Além disso, é cobrado um valor de 120 reais para contribuição no ato da matrícula, porém isenções desta cobrança não estão descartadas e devem ser negociadas de forma presencial.

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 17h30, e serão ministradas na Escola Estadual Luiz Bianconi, em Suzano

Cursinho Popular Maio de 68

O Cursinho Popular Maio de 68 é uma iniciativa gratuita que visa dar suporte para que estudantes da rede pública de Mogi das Cruzes possam acessar ao Ensino Superior em Universidades Públicas. Com a aprovação de 6 alunes na USP em 2024, o projeto abre novas vagas para este ano, de forma 100% gratuita.

Para inscrever-se, é necessário preencher este formulário on-line até o dia 3 de março. As aulas acontecerão às segundas, terças, quartas e quintas, das 18h30 às 22h, entre os dias 11 de março e 14 de novembro.

Cursinho Eldorado

Fundado em 2019, o Cursinho Eldorado é um projeto totalmente gratuito com foco no Enem e demais vestibulares, direcionado a jovens e adultes do bairro de Eldorado, em Diadema, que realizaram seus estudos na rede pública de ensino. Com duração de 6 meses e 80 vagas disponíveis a partir de um sistema de cotas, a iniciativa prioriza pessoas que possuam renda de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa na residência.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h30 na EMEB. Átila Ferreira de Vaz, em Diadema. As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line e estão disponíveis até o dia 28 de fevereiro.

Cursinho Chico Mendes

Atuante desde 2008, o Cursinho Chico Mendes é um grupo comunitário que possui a missão de preparar estudantes para o ingresso nas principais universidades do país através de vestibulares, sendo uma valiosa alternativa para alunes da rede pública. Com atuação EE Luiza Hodaka, em Suzano, e aulas aos sábados, entre 8h e 18h, as inscrições, que serão exclusivamente presenciais, já estão disponíveis. Confira mais informações no instagram.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo