“Mãos Empoderadas”: Projeto promove geração de renda para mulheres artesãs na zona Leste

“Mãos Empoderadas”: Projeto promove geração de renda para mulheres artesãs na zona Leste

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Atividades presenciais acontecem entre maio e julho. Inscrições podem ser feitas pela internet até dia 28 de fevereiro

Foto em destaque: Divulgação

Concebido pela Estima Cultural, produtora voltada ao desenvolvimento e gestão de programas socioculturais acessíveis e de qualidade, a 1ª edição do “Mãos Empoderadas” será desenvolvida na Casa de Cultura do Itaim Paulista (zona Leste de São Paulo), com e para mulheres artesãs que pretendem fazer de suas produções fonte de trabalho e de renda.

As inscrições vão até dia 28 de fevereiro e podem ser feitas aqui. As atividades acontecem de maio a julho.

Segundo dados do IBGE, com a ascensão da economia criativa o artesanato brasileiro se fortaleceu e alcançou legitimidade como expressão cultural e identitária de diversos grupos nas duas últimas décadas. No Brasil, o artesanato é responsável por movimentar mais de R$ 50 bilhões por ano, sendo responsável pela renda de cerca de 10 milhões de pessoas.

O grupo observa que a valorização do feito à mão, dos saberes e ofícios particulares e a exploração de seus potenciais criativos por meio do aprendizado proporcionam a recuperação da autoestima, o encorajamento à autonomia de decisões em diversas instâncias.

Por isso, o projeto Mãos Empoderadas pretende proporcionar às mulheres melhores condições de trabalho e de vida por meio de aperfeiçoamento de suas produções ao mesmo tempo que trabalha coletivamente conceitos como a de união, escuta, empatia e o olhar afetuoso para a outra na conquista do autoconhecimento, da autoestima e independência.

O projeto tem alicerce no desenvolvimento de 3 eixos: técnicas artesanais; identidades visuais, marketing digital, vendas online; e abordagem terapêutica.

Programação 

Através de encontros e atividades ao longo de 3 meses, as mulheres inscritas vão aprender por meio de oficinas e espaços de diálogo as etapas para estruturar um negócio desde a criação à colocação nas plataformas de comércio eletrônico. Além disso, a conclusão do Mãos Empoderadas prevê a produção de um videodocumentário, uma exposição fotográfica e uma feira de artesãs.

Para mulheres com bebês e crianças pequenas, o grupo prepara um berçário e atividades lúdicas para o período de formação.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content