Foto em destaque: Divulgação
Concebido pela Estima Cultural, produtora voltada ao desenvolvimento e gestão de programas socioculturais acessíveis e de qualidade, a 1ª edição do “Mãos Empoderadas” será desenvolvida na Casa de Cultura do Itaim Paulista (zona Leste de São Paulo), com e para mulheres artesãs que pretendem fazer de suas produções fonte de trabalho e de renda.
As inscrições vão até dia 28 de fevereiro e podem ser feitas aqui. As atividades acontecem de maio a julho.
Segundo dados do IBGE, com a ascensão da economia criativa o artesanato brasileiro se fortaleceu e alcançou legitimidade como expressão cultural e identitária de diversos grupos nas duas últimas décadas. No Brasil, o artesanato é responsável por movimentar mais de R$ 50 bilhões por ano, sendo responsável pela renda de cerca de 10 milhões de pessoas.
O grupo observa que a valorização do feito à mão, dos saberes e ofícios particulares e a exploração de seus potenciais criativos por meio do aprendizado proporcionam a recuperação da autoestima, o encorajamento à autonomia de decisões em diversas instâncias.
Por isso, o projeto Mãos Empoderadas pretende proporcionar às mulheres melhores condições de trabalho e de vida por meio de aperfeiçoamento de suas produções ao mesmo tempo que trabalha coletivamente conceitos como a de união, escuta, empatia e o olhar afetuoso para a outra na conquista do autoconhecimento, da autoestima e independência.
O projeto tem alicerce no desenvolvimento de 3 eixos: técnicas artesanais; identidades visuais, marketing digital, vendas online; e abordagem terapêutica.
Programação
Através de encontros e atividades ao longo de 3 meses, as mulheres inscritas vão aprender por meio de oficinas e espaços de diálogo as etapas para estruturar um negócio desde a criação à colocação nas plataformas de comércio eletrônico. Além disso, a conclusão do Mãos Empoderadas prevê a produção de um videodocumentário, uma exposição fotográfica e uma feira de artesãs.
Para mulheres com bebês e crianças pequenas, o grupo prepara um berçário e atividades lúdicas para o período de formação.
Redação PEM