Em todas as regiões de São Paulo, espetáculos de dança e teatro movimentam o mês de junho

Em todas as regiões de São Paulo, espetáculos de dança e teatro movimentam o mês de junho

Camila Lima

Camila Lima

Para abrir o mês de junho, a gente separou 4 dicas de apresentações gratuitas que acontecem no Centro e nas regiões Sul, Norte e Noroeste de São Paulo. Confira!

Edição de texto: Thiago Borges. Fotos (em ordem de aparição): Pablo Araripe, Luh Silva, Clarissa Lambert, Fabio Resende

MANOfestAÇÃO

Já pensou na ideia de um espetáculo sobre breaking? Pois essa ideia foi colocada em pratica pelo grupo Unity Warriors com o espetáculo ‘MANOfestAÇÃO.’ Inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip hop, onde jovens encontravam na dança um refúgio e um espaço de protesto, a peça é um manifesto através da dança breaking.

O grupo Unity Warriors foi fundado pelo bailarino Igor Souza e atualmente é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior. A crew tem como principal característica o processo de ensino e aprendizagem em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança.

Começa nesta sexta-feira e no sábado (3 e 4/6), às 19h, na Fábrica de Cultura do Jaçanã (zona Norte de São Paulo). O espaço fica na rua Raimundo Eduardo da Silva, 138. Na próxima semana, de 10 a 12 de junho (sexta a domingo), as apresentações serão na Ocupação Artística Canhoba, que fica na rua Canhoba, 299, em Perus (zona Noroeste). Confira a agenda completa aqui.

Nina e a cidade que perdeu o vento

Voltado para o grupo infanto-juvenil, temos a indicação do espetáculo “Nina e a cidade que perdeu o vento”, do Grupo Pandora de Teatro. A peça foi criada coletivamente e explora os impactos da pandemia nas periferias, apostando no lúdico e poético para construção de uma narrativa fantástica, em uma jornada pelo Brasil em meio a pandemia.

As primeiras apresentações acontecem neste fim de semana (4 e 5/6), às 16h, na Ocupação Artística Canhoba, que fica na rua Canhoba, 299, em Perus (zona Noroeste de São Paulo. E no dia 11 de junho (sábado que vem), às 16h, a apresentação será realizada no CEU Perus, que fica na rua Bernardo José de Lorena, na mesma região.

 

Fora da Caixa

Em comemoração de seus 10 anos de existência e resistência, a Cia Pé no Mundo apresenta o espetáculo “Fora da Caixa – Repertórios Corporais”, que fala sobre estar fora da caixa preta, fora dos palcos e ocupando diversos espaços.

Partindo dessa narrativa, o corpo de baile entrega uma série de exibições que começaram em maio e seguem até o dia 21 de junho. Na semana que vem, sexta e sábado (10 e 11/6), o grupo se apresenta às 19h no Centro de Referência da Dança, que fica nos Baixos do Viaduto do Chá, no Anhangabaú (centro de São Paulo). Também é possível acompanhar pelo youtube do grupo.

E no dia 21 de junho (terça-feira), ocorre uma apresentação presencial às 10h30 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro (também no centro).

Terra de Matadouros

Nos dias 12, 18 e 25 de junho e 1º, 2 e 3 de julho, temos apresentação do espetáculo Terra de Matadouros, no Centro Cultural de Santo Amaro, que fica na avenida João Dias, 822 (zona Sul de São Paulo). O espetáculo é da Brava Companhia apresenta uma versão inspirada no texto original de Santa Joana dos Matadouros, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

A peça conta a história de mobilização de Joana Dark, que luta para diminuir o sofrimento de pessoas desempregadas e desalentadas, e acaba renegada pela classe trabalhadora, que se vê traída pela heroína; e é abandonada pelo seu grupo religioso, que se alia ao magnata da carne Pedro Paulo Borraca. Assim, a peça mostra a organização de capitalistas diante da desorganização da classe trabalhadora.

O espetáculo acontece nas datas acima, sempre às 20h nas sextas e sábados; e às 18h aos domingos. Saiba mais aqui.

Colaboração

,

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content