Pra conferir em setembro: 4 dicas de circo e teatro grátis nas periferias de São Paulo

Pra conferir em setembro: 4 dicas de circo e teatro grátis nas periferias de São Paulo

Selecionamos espetáculos que acontecem nas zonas Leste e Norte, além de oportunidade para artistas circenses. Veja!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

“Ifigênia à Brasileira”, com Cia de Teatro Compacto

Ifigênia é uma historiadora de 80 anos esquecida em uma instituição psiquiátrica. Vítima de depressão, que a condenou a um silêncio que durou décadas, acaba sendo despertada de seu estado por um jovem médico. Ela ressurge no palco para contar suas histórias de vida e trazer segredos do seu passado.

Com um discurso crítico e humor ácido, a personagem tecer comentários sobre como percebe nossa realidade e nossas questões atuais no espetáculo “Ifigênia à Brasileira”, da Cia de Teatro Compacto. Com texto de Marco Faustino, a peça tem Dedê Andrade no papel de psiquiatra e Antônio Natal, ator de 80 anos, na pele da personagem que dá nome à história.

O grupo segue em cartaz na zona Leste de São Paulo, com apresentações no CEU Água Azul (avenida dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes), nesta quinta-feira (14/9), às 10h, e no sábado (16/9), às 18h.

Já na sexta-feira (15/9), às 19h, a apresentação acontece naCasa de Cultura Hip Hop Leste (rua Sara Kubitscheck, 165 – Cidade Tiradentes).

E pra fechar o mês, o grupo estará no CEU Jambeiro (avenida José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases) nos dias 29 (sexta-feira), às 10h e às 14h, e 30 de setembro (sábado), às 15h.

“Esquadrão Bombelhaço”, com Circo Teatro Palombar

Circo Teatro Palombar – foto: Ricardo Avellar

A palhaçaria é destaque na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte), nesta sexta-feira (15/9), às 15h, com o Circo Teatro Palombar.

O grupo apresenta o espetáculo circense “Esquadrão Bombelhaço”, que gira em torno de um batalhão do corpo de bombeiros formado por palhaços e as trapalhadas em que se envolvem ao tentar cumprir as ações de salvamentos.

O espetáculo será na Arena de Circo, onde ocorre o curso de formação livre e desenvolvimento em artes circenses. A Fábrica fica na rua Franklin do Amaral, 1575.

Circo de Teatro Tubinho

Circo de Teatro Tubinho - Foto: Divulgação

Circo de Teatro Tubinho – Foto: Divulgação

De 15 de setembro a 22 de outubro, o Circo de Teatro Tubinho (@teatrotubinho), realiza uma temporada de apresentações com uma lona montada na Vila Jaraguá, em Pirituba, Zona Noroeste da cidade de São Paulo.

Durante a temporada, aos sábados e domingos, sempre às 17h30, a companhia circense realiza uma programação especial para as crianças, com apresentações de divertidos espetáculos infantis que agradam a família toda. Composto por cerca de 40 artistas, o Circo de Teatro Tubinho é uma das únicas companhias que continuam nas estradas brasileiras, com espetáculos itinerantes, teatrais cômicos, infantis e dramáticos, com variadas poéticas e linhas estéticas.

Os ingressos são gratuitos e o público é convidado a doar, voluntariamente, 1 quilo de alimento não perecível para doação a uma instituição localizada no bairro. A lona está armada na estrada Turística do Jaraguá, 840.

Bando Golíardis: inscrições para o “Mana’s Show”

Até o dia 6 de outubro, estão abertas as inscrições para o “Mana’s Show”, um grande show de variedades circenses promovido pelo Bando Golíardis (foto em destaque por Marcel Sachetti) com foco na valorização do protagonismo feminino. Inscreva-se no formulário clicando aqui.

O Bando Golíardis convida pessoas que se identificam como mulheres e artistas circenses a inscreverem seus números, independentemente da especialidade, podendo ser acrobatas, malabaristas, contorcionistas, palhaças, ilusionistas, entre outras. A única exceção é para os números aéreos, que não poderão ser inscritos pois o evento não contempla a estrutura adequada.

As artistas interessadas deverão enviar um vídeo de seu número com até 10 minutos de duração e as que forem selecionadas receberão o pagamento de R$ 1 mil pela participação. O evento será realizado nos dias 2 e 10 de dezembro de 2023, na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão, que fica localizada na praça Oscar Silva, zona Norte de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo