Para jovens e adolescentes: 3 cursos que abordam jornalismo, comunicação e realidade social pra se inscrever!

Para jovens e adolescentes: 3 cursos que abordam jornalismo, comunicação e realidade social pra se inscrever!

EduCapão, Você Repórter da Periferia e Projeto Redigir recebem inscrições em abril. Com atividades teóricas e práticas, iniciativas abordam técnicas e abordagens. Saiba mais!

Compartilhe!

Foto em destaque: Você Repórter da Periferia / Divulgação

EduCapão

O podcast Manda Notícias e a produtora Pauta Periférica lançam a primeira turma do Clube de Criadores EduCapão. Voltado a adolescentes de 15 a 19 anos, a iniciativa vai oferecer por 5 meses encontros de aprendizagem sobre jornalismo cultural, produção multimídia, tendências de distribuição de conteúdo e ainda vai refletir sobre a construção da identidade a partir de temas ligados à ancestralidade e territorialidade.

Além da faixa etária, é necessário estar matriculade em escola pública ou particular; morar no Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Ângela, Jardim São Luís ou bairros próximos; ter fácil acesso aos Sesc Campo Limpo; ter disponibilidade às terças ou quintas das 18h às 20h; e se interessar por comunicação ou cultura periférica.

As inscrições vão até 5 de abril e a divulgação de quem passou na seleção ocorre no ia 10. No dia 15, começam as aulas, que seguem até o final de agosto. Ao todo, são 40 vagas disponíveis – 20 delas têm auxílio financeiro. Clique aqui para se candidatar.

Você Repórter da Periferia

Com duração de 7 meses, a formação oferecida pelo coletivo de comunicação Desenrola e Não Me Enrola apresenta técnicas do jornalismo periférico e vivências em campo nos territórios. As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de abril. Clique aqui.

Com oficinas teóricas e práticas realizadas entre os meses de maio a dezembro, a formação é gratuita e voltada para jovens de 16 a 25 anos de regiões periféricas da cidade de São Paulo. Ao todo, 20 pessoas serão selecionadas e receberão alimentação e ajuda para o transporte no período.

Para participar, jovens podem ou não estar estudando – concluintes ou estudantes do ensino médio ou estudantes do 1º ano do ensino superior de qualquer curso na área da comunicação.

A formação terá início no dia 13 de maio, com aulas teóricas aos sábados, das 10h às 14h30, na redação do Desenrola e Não Me Enrola, localizada na Rua Ernesto Pasqualucci, 134, Jardim Dionísio, São Paulo. Já as aulas práticas, que eventualmente podem acontecer aos domingos, são realizadas em diferentes territórios de São Paulo.

Projeto Redigir

Com aulas sobre gramática e redação, passando por debates sobre temas atuais, o Projeto Redigir recebe inscrições de jovens e adolescentes para curso gratuito. Os encontros têm duração de 3 horas e ocorrem durante a semana e aos sábados, na ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP – Universidade de São Paulo. O curso é gratuito e voltado para quem concluiu o ensino fundamental e não tenha estudado em universidades públicas. A idade mínima é de 16 anos.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Prédio Central da ECA (CCA) – nos horários da manhã – e no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) – nos horários da noite. É possível se inscrever das 9h30 às 12h30 nos dias 14 e 15 de abril, e também das 18h às 19h30 no dia 14. O preenchimento das vagas é baseado em critérios socioeconômicos, com o resultado divulgado na última semana de abril.

Para se inscrever, é necessário levar cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todas as pessoas que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível

cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver). Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

A ECA-USP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária, zona Oeste de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo