Inscreva-se: De Parelheiros ao ABC paulista, iniciativas oferecem formações em artes cênicas, visuais e literatura

Inscreva-se: De Parelheiros ao ABC paulista, iniciativas oferecem formações em artes cênicas, visuais e literatura

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Saiba como participar do Programa Vocacional e o PIÁ (em toda SP), das oficinas do Território Samaúma em Parelheiros, do curso de drag queen do Coletivo Acuenda na ZL e de artes circenses em São Bernardo do Campo

A temporada de inscrições para quem quer ter contato ou aperfeiçoar os saberes sobre diversas linguagens artísticas e de interesse da população das periferias de São Paulo e região metropolitana.

O mais abrangente de todos é o Programa Vocacional, uma política pública de formação cultural gratuita da prefeitura paulistana que oferece orientação artística para o público acima de 14 anos nas linguagens Teatro, Dança, Música, Literatura, Circo e Audiovisual em polos culturais e equipamentos públicos da cidade de São Paulo (CEUs, Bibliotecas, Casas de Cultura, Teatros, Centros Culturais). Os espaços estão distribuídos em todas as regiões do município. Inscreva-se aqui.

Outra política semelhante é o PIÁ – Programa de Iniciação Artística para quem tem de 5 a 14 anos que promove a iniciação às artes e a cultura por meio da brincadeira, do jogo, da criação artística, do pertencimento e da convivência entre artistas, famílias, crianças e adolescentes. Inscreva-se aqui.

Já a coletiva de mulheres Território Samaúma recebe inscrições para oficinas de horticultura, iniciação teatral para mulheres cis, trans e pessoas não binárias e graffiti para adolescentes. As atividades gratuitas serão realizadas a partir do dia 21 de maio na sede do grupo, que fica na rua Luís Sebastião Moreira, 57, no Jardim dos Álamos (Parelheiros, Extremo Sul de São Paulo). Escolha a oficina e inscreva-se aqui.

Em outro extremo da cidade, o Coletivo Acuenda recebe inscrições para o Curso Drag, voltado quem deseja conhecer sobre o universo da arte drag queen. Em formato híbrido, o curso abordará aspectos como técnicas de maquiagens, montação, o surgimento e toda a história do transformismo. Inscreva-se aqui.

O curso será ministrado pela drag queen Mackaylla Maria, mestranda em artes cênicas na Unesp, pesquisadora da arte drag há 10 anos e apresentadora de festivais como a Virada SP e Festival Diversicon. As atividades on-line acontecem nos dias 19, 21, 26 de maio e 2 e 4 de junho. Já as presenciais vão rolar de 9 a 2 de julho, das 17h às 20h, na Casa Balaio, que fica na rua Adobe, 47 (Jardim Romano, zona Leste de São Paulo).

E em São Bernardo do Campo (município do ABC paulista), em 15 de maio o Espaço Diálogos Acrobáticos inicia uma série de workshops presenciais gratuitos em sua sede, na rua José Bonifácio, 512, no centro da cidade. As aulas serão ministradas até 7 de junho e ocorrerão às terças-feiras, das 20h às 22h, e domingos, das 15h às 17h.

Para participar, clique no nome de cada atividade: “Alongamento e Contorção” (15/5), com Michelli Rebulho (na foto em destaque desta matéria); “Parada de Mãos” (17/5), com Jeisel Bomfim; “Circo para Crianças” (22/5), com Michelli Rebulho; “Tecido e Lira” (24/5), com Jeisel Bomfim; “Equilibrismo” (31/5), com Julian Granito; “Acrobacia de Solo” (5/6), com Jovani Almeida e “Palhaçaria” (7/6), com Dudu do Circo.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content