Da zona Leste à Noroeste, teatro e festival de samba rock movimentam periferias no final de semana

Da zona Leste à Noroeste, teatro e festival de samba rock movimentam periferias no final de semana

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

No feriadão marcado pelo carnaval fora de época em São Paulo, também tem opção cultural para quem curte artes cênicas ou uma boa dança de salão

Nas periferias paulistanas, a programação conta com apresentações teatrais do Coletivo Noroest, do Circo Teatro Palombar e do Exército Contra Nada, além do Sampa Samba Rock. Confira as informações abaixo!

“Circomuns”

O Circo Teatro Palombar comemora 10 anos com temporada de “Circomuns” na Cidade Tiradentes (Extremo Leste paulistano). As apresentações ocorrem nos dias 22, 23, 29 e 30 de abril (sextas-feiras e sábados), às 19h30, com entrada gratuita, no Centro Cultural Arte em Construção. O espaço fica na avenida dos Metalúrgicos, 2100. A imagem que ilustra a capa desta matéria mostra uma cena do espetáculo.

No espetáculo, o grupo leva à cena pequenas fagulhas de Cidade Tiradentes, enxergando as poéticas deste território e a potência de vida de seus moradores, traduzindo-as para o universo circense. Estudantes, motoboys, artistas de rua, eletricistas e outras pessoas comuns, que viram protagonistas de suas histórias na luta diária da vida, ao driblar contextos desfavoráveis com sagacidade e persistência.

 

“Mundano”

Comemorando 10 anos de trajetória, o grupo circense Exército Contra Nada está realizando uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “Mundano” em espaços da zona Leste de São Paulo.

Na peça que mescla arte de rua e circense com teatro convencional, 2 soldados que estão voltando para casa após o fim de uma guerra acabam se perdendo do restante do pelotão. Sem saber onde estão, eles passam a buscar caminhos e a procura da Rua da Alegria e a Rua da Esperança é a possibilidade de seguirem adiante.

As próximas apresentações acontecem neste sábado (23/4), às 16h, no Teatro Flávio Império, que fica na rua Prof. Alves Pedroso, 600, no Cangaíba; e no domingo (24/4), às 16h, na Casa de Cultura Raul Seixas, que fica na rua Murmúrios da Tarde, 211, em José Bonifácio.

 

“Vértebras Quebradas”

O espetáculo de breaking é pautado pela cultura hip hop e as vivências de integrantes do Coletivo Noroest enquanto pessoas que vivem nas periferias de São Paulo, mais necessariamente em Perus, zona Noroeste. A obra busca evidenciar a anatomia periférica de corpos em constante resistência e adaptação, em terrenos repletos de instabilidades, e que a todo o momento são atravessados por diversas questões sociais.

As apresentações atravessam o mês de abril e continuam neste sábado (23/4), às 17h, na Ocupação Artística Canhoba, que fica na rua Canhoba, 299 – Vila Fanton (em Perus). Já na terça-feira (26/4), as apresentações ocorrem às 10h e às 14h, no CCA Fanton, que fica na rua Gofredo, 141, na mesma região. E na quinta-feira (28/4), às 18h, o grupo encerra a temporada na Casa do Hip-Hop Perus, na rua Júlio Maciel, sem número.

 

Sampa Samba Rock

Neste domingo (24/4), a partir das 15h, a ginga e a musicalidade do Sampa Samba Rock tomam conta da Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista, que fica na rua Monte Camberela, 490, na Vila Silva Teles.

A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pelo pesquisador e curador artístico Diego Dionísio, que recorre à multilinguagens para dar visibilidade para essa expressão artística urbana e negra das comunidades do samba, convidando o público a uma imersão cultural e musical em ritmo de diversão tendo como anfitriões 2 convidados especiais: o cantor e compositor Jônatas Petróleo e o coletivo Groove 011.

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial paulistano desde 2017, o samba rock ainda não teve uma ação de preservação das comunidades em que está presente. Nesse sentido, o projeto tem por objetivo contemplar 3 gerações de mestres, músicos e dançantes.

 

Crédito das fotos, na ordem: Carlos Goff, Ricardo Avelar, Lusca e Rafael Berezinski

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content