Conhecimento é poder: Conteúdos gratuitos com temáticas diversas são ofertados de forma on-line e presencial

Conhecimento é poder: Conteúdos gratuitos com temáticas diversas são ofertados de forma on-line e presencial

Paula Sant'Ana

Paula Sant'Ana

Tem um tempinho na agenda? Confira uma série de cursos, seminários e demais formatos de estudos disponíveis gratuitamente!

Por Paula Sant’Ana

NoFront: Economia para lideranças periféricas

A NoFront – Empoderamento Financeiro está lançando o Programa de Letramento Econômico para Lideranças Periféricas. A iniciativa objetiva oferecer conhecimentos em tópicos de economia para lideranças periféricas, para que assim possam replicar o conhecimento nas suas comunidades e incentivar a sustentabilidade financeira.

Os encontros são on-line e destinados a pessoas negras e indígenas, reconhecidas como lideranças de bairros, territórios ou comunidades periféricas, tanto urbanas quanto rurais. Serão oferecidas 10 horas de formação teórico-conceituais e 4 horas de mentoria.

São 30 vagas disponíveis e, para se candidatar, não é necessário conhecimento prévio no tema. As vagas serão distribuídas equitativamente entre as regiões brasileiras. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (5/8), por meio do formulário on-line (clique aqui).

 

Break na entrega: Oficinas de dança e audiovisual

Projeto do coletivo Réu Cultural, o Break na entrega vai promover uma série de oficinas gratuitas nos próximos meses. O conteúdo “Introdução ao Audiovisual” será ministrado aos sábados de agosto, às 10h, para maiores de 14 anos. As oficinas serão teórico-práticas com noções de enquadramento, luz, composição fotográfica, etc.

Também aos sábados, no mês de setembro, vão rolar as oficinas de breaking, às 14h, para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. As aulas serão práticas e contarão com exercícios recreativos e jogos corporais para inserir ou contextualizar os participantes no break.

Ambas as oficinas serão realizadas na Casa Afrobase, com 50 vagas cada uma. As inscrições podem ser feitas no formulário on-line (clique aqui).

 

CONDEPE: Ciclo de seminários sobre direitos humanos

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (CONDEPE) está realizando, desde 26 de julho, um ciclo de seminários para discutir e propor sugestões de políticas públicas, pautando direitos das mulheres, sistema penitenciário, violência de Estado, racismo, população LGBTQIA+, entre outras.

A ideia destes seminários é realizar diagnósticos da atual situação das políticas públicas de direitos humanos e elaborar propostas plurais em defesa da cidadania da população paulista. Após os debates, o CONDEPE vai sintetizar as ideias e apresentará um documento às candidaturas que disputarão o Governo do Estado de São Paulo nas eleições deste ano.

Confira a programação completa (temáticas, datas e horários) abaixo. Para acompanhar os seminários, acesse a página do CONDEPE no YouTube.

  • 5/8, 19h – Direitos Humanos e Saúde Mental
  • 6/8, 10h – Direitos Humanos, Migrantes e Combate à Xenofobia
  • 9 e 10/8, 9h – Direitos Humanos e Combate à Tortura
  • 10/8, 16h – Direitos Humanos e Direitos LGBT
  • 11/8, 16h – Direitos Humanos e Sistema Penitenciário e Carcerário
  • 11/8, 18h – Educação em Direitos Humanos
  • 12/8, 9h – Direitos Humanos, Crianças, Adolescentes e Juventudes
  • 16/8, 16h – Direitos Humanos, População Negra e Combate ao Racismo
  • 17/8, 16h – Direitos Humanos, Questões Urbanas e População de Rua

Fábricas de Cultura: Cursos de artes e tecnologia

Com formações gratuitas e para todos os públicos, unidades das zonas Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís) da capital paulista, Diadema e Osasco, na Região Metropolitana e Iguape, no Vale do Ribeira estão com inscrições abertas para 326 cursos que acontecerão no 2° semestre deste ano.

São mais de 7 mil vagas para os ateliês de formação artística e trilhas de formação culturais (com curta e longa duração), com variadas linguagens tanto artísticas quanto tecnológicas. Os cursos com duração semestral são gratuitos e abrangem crianças, jovens e adultos.

As aulas começam no dia 9 de agosto, mas é possível se inscrever até 45 dias depois do início. No ato da inscrição, on-line ou presencialmente, é necessário levar RG e comprovante de residência. Confira alguns destaques:

Trilha online de Roteiro para Série e Web Série, às quintas-feiras das 19h às 21h, na unidade Capão Redondo, com técnicas para transformar ideias em um sistema narrativo. Na unidade Jardim São Luís, o Ateliê de Cinema e Audiovisual, com encontros às terças e quintas das 14h às 16h45, oferece a oportunidade de produzir narrativas próprias.

Para quem gosta de artes visuais, podem se inscrever na trilha de Artes Urbanas: Graffite, ofertada na unidade Vila Nova Cachoeirinha. As aulas serão aos sábados, das 09h30 às 12h30, os aprendizes terão acesso às técnicas para ampliar o repertório.

Para conferir a programação completa acesse o site das Fábricas de Cultura.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content