Chuvas em São Paulo: Iniciativas mobilizam doações para periferias atingidas. Saiba como ajudar

Chuvas em São Paulo: Iniciativas mobilizam doações para periferias atingidas. Saiba como ajudar

Volume intenso de chuvas no início de fevereiro atinge milhares de famílias periféricas. Campanhas populares arrecadam doações. Confira!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Entra ano, sai ano, e todo verão a cena se repete: fortes chuvas, enchentes, desabamentos, transtornos e milhares de pessoas que perdem boa parte ou quase tudo que têm. Localidades como o Jardim Pantanal, na zona Leste, estão entre as mais impactadas.

Apenas nos dias 1 e 2 de fevereiro, a cidade de São Paulo registrou volume de 165 milímetros de chuva por metro quadrado, equivalente a 65% do esperado para todo o mês. A Defesa Civil estadual mantém o alerta para tempestades severas até esta quarta (5/2).

Enquanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) batem cabeça sobre o que fazer, incluindo até a remoção de milhares de famílias estabelecidas há décadas, iniciativas culturais e comunitárias se mobilizam para reconstruir os territórios.

Abaixo, indicamos uma lista de grupos e organizações que estão arrecadando donativos. Ouça também o podcast “E agora, PEM?” sobre os direitos de quem sofreu com as enchentes.

Campanhas

Grupo Clariô de Teatro

Localizado no município de Taboão da Serra, na região metropolitana, de tempos em tempos o espaço da companhia teatral é impactada por enchentes na rua Santa Luzia – assim como toda a vizinhança.

Para auxiliar a comunidade a se recuperar dos impactos, o Clariô arrecada fundos por meio do pix. A chave pix para doação é o CPF 153.349.748-65, em nome de Martinha Soares Ferreira (Banco Santander, agência 0336, conta corrente 01035739-2).

Também é possível fazer doações físicas de roupas, móveis e alimentos da cesta básica no próprio espaço. Para isso, entre em contato com Rafaela (11 94089-2358).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Grupo Clariô (@grupoclariodeteatro)

Coletivo Estopô Balaio

O grupo de São Miguel Paulista arrecada fundos para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes no Jardim Lapena, zona Leste paulistana, bairro em que o coletivo realiza espetáculos e residem integrantes.

É possível fazer doações em dinheiro por pix. A chave para recebimento é o telefone 11980763152, em nome de Sandra Novais Silva Figueiredo. Para doações de materiais, o recebimento acontece na rua Luiz do Couto, 175 – Jardim Nair. O local é uma Igreja e você deve procurar pela pastora Denise.

Aldeia guarani Tenondé Porã

Localizada em Parelheiros, Extremo Sul de São Paulo, a comunidade indígena foi fortemente atingida pelas chuvas da última semana e arrecada doações de roupas, alimentos, água e cobertores.

As doações em dinheiro podem ser feitas pela vaquinha on-line (clique aqui) ou pela chave pix [email protected].

Frente Brasil Popular

A rede de movimentos sociais arrecada doações para auxiliar as famílias do Jardim Pantanal, bairro da zona Leste que há cinco dias convive com a enchente do rio Tietê. As doações em dinheiro podem ser feitas pela chave pix [email protected]

 

CUFA e Gaviões da Fiel – A Central Única das Favelas e a torcida organizada do Corinthians se mobilizam para arrecadar donativos a vítimas das chuvas em toda capital e região metropolitana.

Podem ser doados itens como: água, alimentos não perecíveis, itens de higiene e de limpeza, agasalhos e roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores (são prioridades), móveis e eletrodomésticos e ração para pets.

Os pontos de coleta na capital são as unidades da CUFA. Na zona Leste, estão em São Mateus (avenida Maria Cursi, 122) e São Miguel Paulista (rua Adoniran Barbosa, 102 – União de Vila Nova). Na zona Norte, o recebimento é na Brasilândia (travessa Valentina Bender, 41 – Morro Grande).

Na zona Sul, os pontos ficam em Heliópolis (rua Coronel Silva Castro, 173 – telefone: 11 94303-5584), Paraisópolis (rua Major José Marioto Ferreira, 12), Capão Redondo (rua José Rodrigues Maciel, 637) e Grajaú (rua São Caetano do Sul, 1060 – BNH).

A partir deste sábado (8/2), a sede da Gaviões também recebe os itens na rua Cristina Tomás, 183 – Bom Retiro, centro de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APOIE!
Abrir bate-papo
Periferia em Movimento no Zap!
Olá! Aqui você recebe todas as notícias da Periferia em Movimento no WhatsApp. Clique em abrir o Bate-papo e nos chame no Zap!
Pular para o conteúdo