Entre esta quarta-feira e domingo (5 a 9 de agosto), a região central deSão Paulo recebe a oitava edição da Flipei – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes. Confira a programação completa clicando aqui.
Com um projeto cultural colaborativo, acesso gratuito ao público e protagonismo de editoras independentes, a Flipei disputa com a lógica de concentração dos grandes mercados editoriais e celebra ideias emancipatórias em torno do livro.
Destaques
A programação começa na quarta-feira (5/8), com um dos principais nomes do rap nacional contemporâneo. Às 18h30, o mineiro FBC participa de um debate sobre tarifa zero com a deputada Luiza Erundina (PSOL). E na sequência, ele faz um show no palco do Espaço Cultural Elza Soares.
Na quinta-feira (6/8), o mesmo local recebe às 14h o debate “Como os psicoativos podem salvar nossa saúde, com Fabricio Penafiel, Eliana Rodrigues, Geovani Martins e Diva Sativa. Já Às 18h15, ocorre o debate “Mulheres e trabalho”, com Carolina Freitas, Carolina Pereira e Irene Maestro .
E às 20h, a banda Inocentes, um dos pilares do punk paulistano, apresenta o disco “Pânico em SP”, que completa 40 anos em 2026.
Na sexta-feira (7/8), os debates no Espaço Elza Soares abordam racismo, dissidências, genocídio palestino e combate ao fascismo.
Às 20h, no Sol Y Sombra, a programação tem destaque para a argentina Sara Hebe, uma das vozes mais potentes do rap e do hip hop do continente. Ela divide a noite com a DJ Fabi Caruso e a Festa Papaya.
Periferia no centro
Já no sábado (8/8), às 11h, o destaque fica por conta do debate “O futuro do livro no Brasil: democracia, periferia e bibliodiversidade”. O Espaço Cultural Elza Soares também recebe práticas abertas de boxe ao longo do dia.
E à noite, na Central 1926, um baile funk que reafirma o gênero como expressão artística, política e cultural na Central 1926. A noite reúne Estora Caixa e Funkeiros Cults em uma celebração que atravessa a madrugada. O evento ainda recebe parte das obras da exposição censurada pelo Museu da Língua Portuguesa, com a exposição “Funk, um grito de ousadia e democracia”.
O encerramento ocorre no domingo (9/8), com conversas sobre IA, soberania, futebol e resistência, vivências do cárcere, entre outras temáticas.
Onde fica?
A Flipei acontece de quarta a domingo (5 a 9 de agosto), em diferentes horários e locais, além de espaços parceiros no Centro da capital paulista:
> Espaço Cultural Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, 470
> Café Colombiano – Alameda Eduardo Prado, 493, Campos Elíseos
> Sol y Sombra 13 – Rua Treze de Maio, 180
> Boteco Pratododia – Rua Barra Funda, 34
> Central 1926 – Praça da Bandeira, 137





