Durante sete dias, o grupo de rap brasileiro Inquérito esteve em Havana, Cuba, onde conviveu com o grupo local La Invaxión.
Para além do regime socialista e do cenário que lembra a década de 1960, com seus carros antigos e cores pálidas, o Inquérito aproveitou a viagem para conhecer as ‘calles’ (ruas) de dentro pra fora.
O resultado do período na ilha caribenha é a gravação da música “Uma Só Voz” (Clique aqui para baixar), composta por Renan Inquérito e pelos cubanos Cepero e Black Soul, que também participaram do videoclipe filmado no país.
ASSISTA
Com direção de Mandedro Pagán Rosa, os MCs foram captados em locais que referenciam a ilha de Fidel, como o Malécon, o forte e o capitólio, mas também com imagens feitas nas ruas de Havana Velha, onde é possível conhecer e sentir pulsar de fato a verdadeira Cuba.
“Não nos prendemos apenas ao que os turistas conhecem de Cuba. Conhecemos a realidade de dentro para fora. Convivemos com os rappers, fomos às casas deles, conhecemos os familiares, estreitamos os laços e as trocas musicais”, diz Renan.
“Tudo é mais precário, mais difícil. A começar pelo bloqueio da comunicação no país, que é quase impossível via internet e bastante difícil por telefone, mas a música e o clipe mostram que o hip-hop pode ser, justamente, o passaporte e a força pra quebrar as barreiras visíveis e invisíveis”, completou.
Além de Cuba, o grupo Inquérito pretende gravar com outros artistas da América Latina. No próximo mês, além de um show em um festival em Buenos Aires, na Argentina, o objetivo é conhecer e gravar com músicos locais.
VEJA FOTOS DE BASTIDORES
Redação PEM