Desde 2001, o mês de maio é marcado pela campanha “Faça Bonito”, que mobiliza poder público e sociedade civil em medidas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além de conscientizar profissionais e famílias sobre o tema, o mote da abordagem incentiva as vítimas a denunciar essas situações.
Para ir além, o Espaço Puberê e o Lá Em Casa Tá Tudo Bem – iniciativas da periferia paulistana que trabalham com o tema -, lançaram uma série de vídeos para discutir o que pessoas adultas devem deixar de fazer para não expor crianças e adolescentes a um possível cenário de violência. @espacopubere e @laemcasatatudobem
Há anos, a psicológica e educadora em sexualidade Elânia Francisca promove ações nesse sentido, como a realização de palestras e o lançamento de uma cartilha sobre o assunto. E neste ano, se uniu à educadora em sexualidade Beatriz Cruz, que faz formação com profissionais, familiares e crianças a respeito da temática.
O resultado são os 3 vídeos veiculados em redes sociais e em telas digitais da plataforma Território da Notícia distribuídas em comércios nas periferias de São Paulo. Os vídeos curtos falam da importância de não forçar o namoro de crianças ou adolescentes, do respeito à intimidade e não-invasão ao corpo, mesmo que seja para um suposto ato de afeto.
Confira abaixo!
O primeiro vídeo explica que a criança não namora nem de brincadeira. E que, em vez de estimular o namoro, é mais saudável promover a amizade entre crianças. Também aponta que adolescentes podem namorar, desde que com pessoas com uma idade próxima.
Ver essa foto no Instagram
No segundo vídeo da série, Elânia resgata uma pergunta conhecida e muitas vezes repetida por parentes em encontros familiares: “e as namoradinhas?”. Segundo ela, isso reforça uma cobrança e invasão de privacidade de adolescentes.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, o terceiro e último vídeo aponta que “não é não” também para crianças e adolescentes, que podem não querer e rejeitar receber abraços, beijos ou outras demonstrações de afeto.
Ver essa foto no Instagram