Reportagem e roteiro de Thiago Borges. Captação, edição de áudio e trilha sonora de Paulo Cruz. Captação, edição e finalização de vídeo por Pedro Ariel Salvador
A professora universitária Socorro Lippi, de 61 anos, tem uma relação de afeto com o córrego São José, na periferia da zona Sul da capital paulista, que fica próximo de sua casa. Nascida no interior da Paraíba, ela se mudou para São Paulo há quatro décadas. E o rio está em seu caminho diário.
Esse sentimento vira ação concreta quando ela lidera estudantes de Biologia no monitoramento da qualidade dessas águas. O riacho atravessa comunidades extremamente urbanizadas, sofre com a poluição decorrente da falta de saneamento e por fim deságua na represa Guarapiranga, que abastece as torneiras de 5,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, segundo a Sabesp.
Socorro é voluntária do projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica, que tem uma metodologia para acompanhar, divulgar dados e influenciar ações de políticas públicas para melhoria das águas. Neste 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, a gente apresenta o trabalho da professora ao promover educação ambiental, conscientização política e defesa dos mananciais do nosso bioma.
Saiba mais sobre o projeto e entenda como se voluntariar na sua quebrada clicando aqui.
Confira no vídeo abaixo:
Conteúdo produzido pela Periferia em Movimento em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e apoio da Ypê. Agradecimento: Parque Linear São José – Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo