Resistência à escravidão teve emboscadas no rio e esconderijo na igreja, lembra líder quilombola

Resistência à escravidão teve emboscadas no rio e esconderijo na igreja, lembra líder quilombola

Confira o primeiro episódio da série de áudios "Da Quebrada ao Quilombo", com a participação do agricultor e líder quilombola Zé Rodrigues

Compartilhe!

Tempo de leitura: 2 minutos

Captação, roteiro e edição de áudio: Paulo Cruz. Texto por Thiago Borges. Fotos: Pedro Ariel Salvador e Vitori Jumapili

Travessias de barco, emboscadas a brancos invasores e esconderijo na igreja: essa é a história real, passada de geração para geração, da resistência à escravidão no interior de São Paulo. E neste primeiro episódio da série de áudios Da Quebrada ao Quilombo, ouvimos essa história por seu Zé Rodrigues, de 62 anos. O agricultor é uma importante liderança quilombola de Ivaporunduva, comunidade que no século 17 conquistou sua liberdade antes da falsa abolição, em 1888.

Ouça abaixo:

Em abril de 2021, a Periferia em Movimento visitou o Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Nós relatamos essa experiência aqui. E com Da Quebrada ao Quilombo, apresentamos uma série de 6 episódios  com falas de quem vive e constrói a comunidade.

Confira abaixo algumas fotos da vivência com seu Zé Rodrigues, que explicou ainda como funcionava o garimpo de ouro:

“Escambos Periféricos – Da quebrada ao quilombo” é uma atividade que aconteceu no âmbito do Repórter da Quebrada – Uma morada jornalística de experimentações, projeto da Periferia em Movimento realizado com apoio do Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de São Paulo.

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Abrir bate-papo
Periferia em Movimento no Zap!
Olá! Aqui você recebe todas as notícias da Periferia em Movimento no WhatsApp. Clique em abrir o Bate-papo e nos chame no Zap!
Pular para o conteúdo