Foto: Joseh Silva

Samurais e drama social marcam terceiro dia da Mostra de Teatro Monte Azul

Por Joseh Sillva 

Duas mulheres vivem isoladas dentro de seu mundo. A dentista Laís tem como objetivo arrancar dentes de seus pacientes para montar uma arcada dentária perfeita. Também tem um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a todo momento higieniza o chão e qualquer objeto que toca. Laís está isolada dentro do seu mundo, dos seus complexos e dramas.

A jovem Sofia não se isolou, foi isolada. Ela vive em um quarto presa e é forçada a manter relações sexuais com clientes que são escolhidos por um homem que a mantém prisioneira.  Sofia traz uma narrativa peculiar que envolve a plateia no drama de sua vida.

A peça descrita acima chama-se A Confecção da Queda,  da Cia Fábricas, e apresenta um aspecto que a cada dia cresce nas grandes cidades, o isolamento social. As personagens não são reais, mas trazem questões do cotidiano de muitas pessoas.

Questionadas se a peça foi baseada em fatos reais, as atrizes alegam que “as duas pessoas não existem, não tem uma Laís e uma Sofia, mas consideramos que é baseado em fatos reais, o que não especificamente é a história das duas. Mas há muitas pessoas como elas na cidade”. 

 

Gueixa, samurais e lutas 

Uma história em três atos que envolve preso, gueixa, samurais e lutas. Um cenário envolvente e um trilha sonora empolgante. Foi neste esboço que a Cia de Artes Agatá apresentou a peça Vida e Sonho, que conta a história de um mundo que diante da profecia de que o príncipe Segismundo seria um grande tirano, caso chegasse ao trono. Seu pai, o Rei Basílio, decide mantê-lo cativo em uma prisão nas montanhas.  A peça passa por drama, romance, traição e comédia.

Programe-se!

A 21ª Mostra de Teatro Monte Azul, que começou no último dia 19, continua no próximo final de semana.

Há mais três dias de apresentações: 26.07 sexta-feira 17h – Cia a Jaca Est – Espetáculo: Aguenta Mão João. Às 21h – Cia Grupo Patépicus – Espetáculo: A vida é sonho. 27, Sábado, 16h – Cia Mal-Amadas Poética do Desmonte- Espetáculo: Vai ter B.O vai ter  (Quadra da favela Monte Azul). 20h – Cia Mal-amadas Poética do Desmonte – Espetáculo: Clarice, Virginia e Catarina. 28, Domingo,19h – Cia Paidéia – Espetáculo: Dream Team.