Quem Somos

O Periferia em Movimento é um coletivo de comunicação sobre, para e a partir das periferias criado por jornalistas do Extremo Sul de São Paulo.

Incomodados com a narrativa limitada, geralmente negativa e superficial, apresentada pela mídia convencional sobre nossa realidade, nos organizamos e amadurecemos enquanto coletivo para contar nossa própria história e lutar por uma mídia mais democrática e plural.

Atualmente, nossa equipe fixa é composta pelos jornalistas Aline Rodrigues e Thiago Borges, que fundaram o coletivo com Sueli Carneiro em 2009. Posteriormente, tivemos o reforço de Ana Paula Fonseca. Hoje, contamos com colaboradores pontuais para produzir conteúdo, facilitar cursos e oficinas, entre outras atividades.

 

Onde estamos

Somos quase 60 milhões de brasileiros nas periferias urbanas das grandes metrópoles, de acordo a Serasa Experian. Na cidade de São Paulo, 8,4 milhões de pessoas estão nas quebradas, segundo o IPEA. Cerca de 800 mil desses moradores vivem no Extremo Sul do município, região em que concentramos nosso trabalho e onde estão localizados os distritos de Cidade Dutra, Grajaú, Marsilac e Parelheiros.

Entretanto, para além da geografia, “periferia” somos todos que não nos enquadramos no modelo de sociedade pregado como ideal.

Vivemos uma ascensão pelo consumo nos últimos anos, mas ainda lutamos pela garantia de direitos fundamentais. Diante do histórico abandono ao qual fomos submetidos, ganham força os movimentos de luta por moradia, saúde, educação, transporte, cultura e contra o genocídio periférico.

Ainda assim, as transformações constantes que vivenciamos muitas vezes passam ao largo das redações da dita “grande imprensa”. A periferia continua à margem da mídia.

 

O que fazemos

Como meio alternativo à mídia convencional e com uma perspectiva “de dentro pra dentro”, nós acompanhamos, refletimos, apoiamos e difundimos as ações sociais, culturais, políticas e econômicas de iniciativa popular que visam a garantia dos direitos fundamentais nas bordas das cidades, especialmente no Extremo Sul de São Paulo.

Produzimos e publicamos entrevistas e reportagens com moradores, militantes de movimentos sociais e fazedores da cultura; cobrimos atividades socioculturais; participamos de fóruns locais e debates sobre direitos humanos; compartilhamos conteúdo de midiativistas independentes.

Cientes de que a falta de recursos é fator limitador na disputa de imaginários, entendemos que é preciso atuar na base para a construção de narrativas locais, diversas e verdadeiramente democráticas. Portanto, realizamos cursos e oficinas sobre direito à comunicação, representação na mídia e jornalismo na prática para estimular o senso crítico principalmente entre jovens e adolescentes.

 

Clique aqui e acesse nosso histórico de atuação

Clique aqui e ajude a manter nosso trabalho

Clique aqui e participe do Periferia em Movimento