Quando me descobri negra: Encontro da Mulher Negra em Parelheiros O evento tem como objetivo ampliar e fortalecer as lutas e valorizar a identidade das mulheres negras, debatendo sua atual condição nas regiões periféricas. Saiba como participar!

E você, quando se descobriu negra?

Esse é o assunto da roda de conversa com Bianca Santa e mediação de Alê Almeida durante o Encontro da Mulher Negra promovido neste sábado (06 de agosto) pelo Coletivo Rusha Montscho em Vargem Grande, Parelheiros, Extremo Sul de São Paulo.

O evento tem como objetivo ampliar e fortalecer as lutas e valorizar a identidade das mulheres negras, debatendo sua atual condição nas regiões periféricas, pensando e construindo estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação e preconceito, no intuito de combater essas estruturas de opressão ligadas às desigualdades raciais e sociais.

Além das rodas de conversa e discussões, haverá apresentações musicais, capoeira, dança, oficinas e o lançamento da websérie “Nossa História Invisível”, projeto do coletivo Representa Preta, que é formado por quatro mulheres negras de diferentes bairros da periferia da cidade de São Paulo.

Assista abaixo ao teaser do episódio com Maria Ordália, benzedeira e moradora do Grajaú:

No local, será servido almoço e também haverá espaço com atividades dedicadas às crianças. Confira a programação abaixo:

10h – Abertura – Café da manhã e Performance com Shirley Rosa

11h – Roda de conversa: Quando me Descobri Negra – Com Bianca Santa e mediação de Alê Almeida.
*Oficina de contação de história com Rosemary de Souza (atividade infantil).

12h10 – Almoço/Oficinas
– Pintura Corporal com Ligia Fontes
– Stencil com Juventude Politizada Parelheiros
– Trança
– Turbante

13h10 – Roda de capoeira com Paula Lima e Grupo Mistura de Raças

13h40 – Roda de conversa: Mulher Preta e a Arte como Política – Com Laila Almeida, Paula Lima e mediação de Wellington Santos.

15h10 – Lançamento da Web série “Minha História Invisível” – Com Camila Izidio e Karoline Maia.

16h00 – Lanche da Tarde

16h20 – Roda de conversa: Feminismo Negro – Com Bianca Santana, Gabriela Nardy, Tati Preta Soul e mediação de Kátia Cordeiro. Apresentação Teatral com “Cia os Desconhecidos” (Atividade Infantil).

18h – Encerramento com Yara Barros

Mais informações aqui. 

Anotaí!
O quê?

Encontro da Mulher Negra

A entrada é franca, mas os interessados devem se inscrever previamente pelo formulário para garantir lugar: https://docs.google.com/forms/d/1qZJ9fH42fIwRLPwFvsXJtMZZfJeKTQm9LCUQkgVFdOI/prefill
Quando? Sábado, 06 de agosto, das 10h às 18h
Adicionar à agenda do Google