Foto: Aline Rodrigues / Periferia em Movimento

Os caminhos de Adoniran Barbosa viram peça de teatro

Por Aline Rodrigues (texto e fotos)

Um poeta que declarava o amor pela cidade de São Paulo e criou um estilo próprio de cantar os causos de sua vida e sua relação com a terra da garoa. Mesclando música e encenação para contar a trajetória do sambista Adoniran Barbosa, a Cia A Jaca Est apresentou “Aguenta a Mão João” na última sexta (26 de julho), no quarto dia da 21ª Mostra de Teatro Monte Azul. 

A homenagem feita pelos atores e músicos Geraldo Fernandes, Beto Kpta e Wilson Rocha somou-se a projeções de imagens e vídeos na tela ao fundo do palco. Os artistas interpretaram inúmeras composições de Adoniran, cantando ao vivo sucessos como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “Tiro ao Álvaro” e “Samba do Arnesto”.

Roberto “Krust” de Almeida, um dos organizadores da Mostra, perguntou para os artistas sobre o processo de pesquisa para a montagem da peça. Geraldo Fernandes, que fez o papel de Adoniran, falou do longo percurso até chegar ao palco. “Depois da montagem, foram dois anos só de ensaio até a estreia no ano passado, em um festival de teatro, em Curitiba”, disse.

Fernandes, que já participou de várias edições da Mostra de Teatro Monte Azul, completa que “participar da Mostra é como receber a benção para o sucesso do espetáculo. Quando não nos apresentamos aqui, fica faltando alguma coisa. O grupo tem uma relação afetiva com o evento.”

Giovanni Dantas dos Santos, integrante do grupo de teatro do Monte Azul, disse que “quase todo mundo conhece as músicas de Adoniran, mas sua história não”. O jovem que está acompanhando todos os dias da Mostra completou, “tem sido uma experiência muito bacana, cada apresentação desperta uma emoção diferente e muitos aprendizados”.

Último dia

Após cinco dias de atividades, que ocorreram em dois finais de semana, a Mostra chega hoje ao seu último dia de espetáculos. Às 19hs, a companhia Paideia apresenta “Dream Team”.

Anotaí! 

Entre 19 e 28 de Julho de 2013: 21ª Mostra de Teatro Monte Azul

Local: Centro Cultural Monte Azul

Av. Tomás de Souza, 552 – Jardim Monte Azul, zona sul de São Paulo
Contato: 11 58538080 ou pelo site do Raízes Culturais: http://raizesculturaismonteazul.blogspot.com.br/

Lotação máxima do local é de 110 pessoas. Os ingressos serão distribuidos 30 minutos antes do espetáculo.