Foto Rogério Suenaga

Maria Vilani abre programa de formação cultural na Zona Leste Projeto Criando Criadores pretende potencializar o conhecimento de coletivos e agentes culturais da Zona Leste de São Paulo; primeira fase conta com quatro palestras de inspiração e motivação

Nesta próxima terça-feira (25), a professora e escritora Maria Vilani, mãe do rapper Criolo e ativista cultural com forte presença nos movimentos do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), inicia uma série de palestras abertas ao público na sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.

A iniciativa faz parte do projeto Criando Criadores, programa de formação técnica em gestão cultural, fruto de uma parceria entre a Cingulado, consultoria com foco em investimento social, com o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.

A primeira fase do programa de formação cultural contempla um ciclo de palestras gratuitas facilitadas por importantes agentes culturais que transformaram seu bairro e sua vida por meio da arte e da cultura produzida nas periferias de São Paulo.

Além de Maria Vilani, que abrirá a programação das palestras de formação com o tema “Cultura para todos: empreendedorismo sociocultural no Grajaú”, fazem parte do ciclo o ícone e militante do movimento Hip-Hop no Brasil, Nelson Triunfo; os poetas Lucas Afonso e Emerson Alcalde, representantes do Brasil na Copa do Mundo de Poesia Slam; e Ana Paula do Val, especialista em Cultura e Comunicação e mestre em Estudos Culturais pela EACH-USP, atuando com pesquisa e mapeamentos urbano-culturais sobre coletivos de arte e cultura. As palestras acontecem semanalmente até o dia 8 de novembro.

Dando sequência ao ciclo de palestras inspiradoras, o curso Criando Criadores possui uma grade pedagógica dividida em quatro módulos complementares: “Reconhecer o território: cartografia e cultura”; “Empreender na periferia”; “Planejar e agir em rede”; “Produção cultural: mão na massa!”.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para participar do curso Criando Criadores na sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, um espaço público conquistado após mais de 10 anos de luta por uma casa de cultura na região. Ao término da formação, os participantes realizarão uma mostra cultural coletiva no bairro aplicando os conhecimentos adquiridos na formação.

As palestras são abertas ao público e gratuitas. A programação pode ser acompanhada pela página do evento no Facebook. Até dezembro, os interessados em participar do curso de formação, previsto para acontecer em fevereiro de 2017, podem acessar aqui o formulário de inscrições.

Anotaí!
O quê?

Curso Criando Criadores - Palestra com Maria Vilani

Quando? Terça-feira, 25 de outubro, das 19h30 às 21h30
Onde? Ocupação Cultural Mateus Santos
Avenida Paranaguá, 1633, Ermerlino Matarazzo - Zona Leste de São Paulo
Adicionar à agenda do Google