(Foto: Paula Lopes Menezes)

Exclusivo: Na Cooperifa, Haddad reconhece necessidade de apoiar cultura periférica

Entre milhares de pessoas que tomaram neste domingo (27/10) a Casa Popular de Cultura do M’Boi Mirim, no Piraporinha (zona sul de São Paulo), um em especial chamou a atenção do público: o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que acompanhou por cerca de uma hora no encerramento da 6ª Mostra Cultural da Cooperifa.

“Nunca fui ao sarau, mas já sabia o que era. A Cooperifa é famosa”, disse Haddad, ao Periferia em Movimento.

O prefeito se recusou a dar entrevista durante o show da cantora Izzy Gordon, mas tirou fotos com eleitores.

Antes da apresentação terminar, porém, Haddad e o secretário municipal de cultura Juca Ferreira deixaram o local.

Na parte externa, Haddad vistoriou o recolhimento de entulho do lado de fora da Casa de Cultura e conversou com funcionários da limpeza, além de responder rapidamente algumas perguntas do Periferia em Movimento.

Sobre o suporte do poder público aos coletivos culturais da periferia, o prefeito ressaltou a importância do VAI 2 [nova modalidade do Programa VAI, que deve beneficiar um número maior de projetos], mas se esquivou ao ser questionado se a verba não é pequena considerando-se o tamanho da demanda.

“Nosso objetivo é reservar 2% do orçamento da prefeitura para a cultura, que é uma pauta antiga”, disse ele, reconhecendo a necessidade de estimular a cultura periférica.

“Nossa orientação na prefeitura é sempre apoiar eventos como esse, que talvez por falta de um pequeno apoio não têm um efeito maior”.

Além disso, no dia 31 de outubro Haddad pretende enviar à Câmara Municipal o projeto de criação da empresa municipal de cinema. “Toda galera da periferia vai ter acesso a editais”, prometeu.

Ao falar como pretende aumentar a participação dos moradores de periferia nas decisões sobre a cidade, Haddad limitou-se a divulgar as eleições para os conselhos municipais, que devem ocorrer em dezembro e eleger 1.125 cidadãos paulistanos para o Conselho Participativo Municipal.

Por volta das 19hs, Haddad entrou em um dos três carros da comitiva sem responder a perguntas sobre moradia e transporte público, e foi embora.

 

CONFIRA FOTOS DA MOSTRA CULTURAL DA COOPERIFA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Créditos das fotos: Aline Rodrigues, Joseh Silva, Paula Lopes Menezes, Thais Abade e Thiago Borges