Estão abertas as inscrições para o curso Criando Criadores, um programa de formação técnica em gestão cultural voltado para agentes e coletivos culturais na Zona Leste de SP.
A ideia é trabalhar os conceitos de empreendedorismo, economia criativa, produção cultural, mapeamento cultural, atuação em redes na periferia e comunicação de projetos culturais.
Serão 40 selecionados para participar dos encontros, que acontecerão sempre aos sábados das 15h às 18h, entre os dias 6 de maio e 24 de junho, na Casa de Cultura Mateus Santos, administrada pelo Movimento Cultural Ermelino Matarazzo – um dos parceiros do projeto. O curso Criando Criadores será uma oportunidade de trocar experiências sobre como escrever e planejar seu projeto, criação de eventos culturais, organização financeira e possibilidades de financiamento na área da cultura sempre conectados ao território.
Os temas serão divididos em quatro módulos:
- “Reconhecer o território“, com Aluízio Marino;
- “Empreender na periferia“, com Simone Ciraque;
- “Agir em rede“, com representantes do Periferia Invisível, Coletivo Muros que Gritam e Slam da Guilhermina;
- “Mão na massa!“, com Amanda Gomes, Felipe Santos e o coletivo Desenrola e Não me Enrola.
O curso Criando Criadores vem de uma parceria entre a Cingulado, programa de consultoria em investimentos sociais, e do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e patrocínio da Arcelor Mittal por meio da LEI Estadual de Incentivo à Cultura. Os interessados devem se inscrever preenchendo o questionário disponível no site do projeto. As inscrições vão até o dia 7 de abril.
Conheça mais sobre o Criando Criadores no site do projeto!