A Periferia em Movimento é uma das cerca de 200 iniciativas jornalísticas brasileiras a receberem o inédito selo de “veículo comprometido com o público”.
O reconhecimento foi concedido pelo Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, lançado nesta segunda-feira (25/11) pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.
De acordo com o Projor, o veículo de jornalismo de quebrada fundado em 2009 no Extremo Sul de São Paulo atende a todos os 11 indicadores avaliados. São eles: Expediente; Princípios editoriais; Política de correção de erros; Afiliação a associações setoriais do jornalismo; Acesso aos profissionais da Redação; Propriedade do veículo; Identificação clara de conteúdos patrocinados; Transparência de financiamento; Identificação de autoria; Política de privacidade; e Acessibilidade.
O selo acrescenta uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas da Notícia, censo de jornalismo do Projor, e pretende ser uma referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, organizações financiadoras e audiências.
A banca examinadora do Atlas da Notícia avaliou os sites da base de veículos on-line para conferir a conformidade desses veículos com 11 indicadores que representem seus compromissos com o público.
Nesta primeira fase, foram avaliados veículos on-line afiliados às associações ANJ, Aner e Ajor (caso da Periferia em Movimento), mas qualquer organização poderá solicitar a avaliação a partir do lançamento do programa. Saiba mais aqui.
“A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores”, aponta a organização no regulamento do programa.
Redação PEM