Cuidar do corpo e da mente é questão fundamental para manter uma vida saudável. E em tempos de pandemia, isso se torna urgente. Além dos cuidados para evitar o contágio, é preciso dar atenção especial à saúde mental. E isso afeta de formas diferentes cada parcela da população.
“O público LGBT, principalmente a população trans, dentre tantos desafios, tem uns problemas que vão se multiplicando e o desafio vai ficando cada vez maior”, aponta Tiely.
Ele fala de autoamor e autocuidado contra o sistema com a jornalista Aline Rodrigues no 7º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando abaixo.
Tiely é considerado o primeiro homem trans do rap nacional, o multi-artista da Zona Leste de SãoPaulo atua desde 1989 em várias frentes: é cineasta e rapper, escritor e historiador, ator e fotógrafo. Coordena o Ponto de Cultura Hip Hop Mulher e pauta gênero, cultura, direitos e as violências contra LGBTs e mulheres.
Enquanto os direitos fundamentais seguem sendo violados, é importante verificar a possibilidade de praticar o autocuidado individualmente.
“Um dos maiores pontos do autocuidado, principalmente para pessoas trans, é a questão do filtro. Ter que filtrar várias situações, inclusive com a família, e passando por cima de várias coisas que parecem não estar ao seu alcance”, observa Tiely.
“Passa perrengue, tem problemas, mas não vou deixar de escrever, jogar bola, abrir mão das coisas que me deixam feliz e me dão prazer porque isso também é autocuidado”, completa.
Resgate
O programa é um resgate da entrevista realizada em 27 de maio de 2020 no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo nas redes sociais da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.
Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).
Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.
Redação PEM
1 Comentário
[…] problema apresentado é a confusão entre pessoas físicas e jurídicas apresentada no edital. Tiely, de 49 anos, inscreveu duas propostas: uma com sua trajetória individual na categoria de agente […]