Por Julia Vitoria
Foto em destaque: Baldaia e Djonga (por Coniiin)
E começamos com uma pedrada: MC Marechal, MC Hariel, Major RD e a icônica cantora Leci Brandão formam a cypher do “Favela Vive 5”. Um dos mais importantes projetos já lançado no rap nacional acumula mais de 200 milhões de visualizações, organizado pelos manos do ADL (Lord, DK47 e ÍNDIO), começa este ano com uma composição pesada que fala de política, realidade favelada e muita crítica social. Assista.
Não é novidade que os SETs estão em alta no funk. O fomato é o mesmo da cypher do RAP, ou seja, uma versão estendida de uma música com participação de diferentes MCs. No caso do Set Boca Do Lixo 2.0, Nego Bala, MC RR, Menor RK, J.o.t.a.v.e, MC Franklyn, Menor Jhow e AK Tajino rimam sobre ostentação e suas vivências no beat de DJ Gordinho. Os MCs da Boca do Lixo, região localizada na chamada Cracolândia, no centro de São Paulo, integram o time da BDL Produtora, que nasceu em setembro de 2021 a partir da dificuldade que artistas tiveram ao tentar entrar em alguma grande produtora. Assista.
No fim de 2022, o rapper BK apresentou uma nova perspectiva para o mito de Ícaro em seu quarto álbum: ICARUS. O sucesso do lançamento resultou em mais de 2 milhões de plays nas primeiras 24 horas e, atualmente, esse número já saltou para 6 milhões.
Em um olhar contemporâneo e urbano, o disco traz um paralelo do mito com a sociedade atual numa jornada de 13 faixas em que aparecem as participações especiais de Major RD, L7NNON, Julia Mestre, Bebé, Luccas Carlos e Marina Sena. Ouça aqui.
O cantor e compositor Roberto Kuelho lançou no fim do ano passado o seu mais novo single. “Chocolate” tem a participação especial de Menor Nico, artista baiano que coleciona hits em sua trajetória, como ‘Amor ou Litrão’ e ‘O Golpe Tá Aí’. A nova música é mais um single do EP “Festividade”, desenvolvido por Kuelho, que já conta com ‘Levanto’, seu último lançamento. A canção traz elementos do reggaeton e kizomba, além da influência do samba de viola feito no recôncavo baiano, com arranjos de guitarra de Leo Valverde. Assista.
Depois de 16 anos desde o lançamento de seu último álbum “Tá Pra Noiz”, SP Funk anuncia a retomada do grupo com Mr. Bomba e Tio Fresh. O quarteto que marcou a geração dos anos 2000 e influenciou grandes nomes da cena, como Emicida, Rashid e SPVIC (Haikaiss), lança o single-clipe “Por Acaso”, com participações de Neg (Família Madá), Rappin Hood e MC Jota. A música abre uma série de lançamentos que darão origem ao álbum “Fita Demo”, a ser lançado em 2023. Assista.
Indo na contramão dos lançamentos de singles, a cantora e compositora Bia Ferreira, estreia seu álbum duplo “Faminta”, que soma 21 faixas. Após lançar a primeira parte deste trabalho “MPSFN”, que explora a estética Love Songs, Bia agora nos apresenta uma nova faceta com um discurso mais afiado nesta segunda parte do disco “Evangelho de Libertação da Igreja Lesbiteriana”. Ouça aqui ou abaixo:
Já Terra Preta lança o segundo single do projeto RnDrill. A faixa intitulada “Tudo Nosso” é um grito de guerra que serve como motivação para que jovens das periferias conquistem seus objetivos e ganhou clipe dirigido por TH Director. Se em “Chorando Se Foi” – single responsável por abrir o projeto solo do cantor – Terra Preta deu fim a sua antiga persona, em “Tudo Nosso” o rapper transmuta seu futuro a partir do fogo, vislumbrando uma mudança positiva em sua vida. Assista.
“El Chalino” é o primeiro single solo do trapper Mxrchiori, jovem artista paulistano. A música foi lançada no fim do ano passado e se torna um marco e um divisor de águas em sua carreira. A inspiração para seu primeiro single vem de Chalino Sánchez, uma personalidade mexicana que foi marginalizada porque suas letras abordam a realidade do qual estava inserido no passado, como o envolvimento com o narcotráfico.
Porém, nessa música Mxrchiori utiliza essa inspiração para falar da sua própria perspectiva de vida, do qual embora também tenha oportunidades para seguir pelo caminho do crime, opta em seguir acreditando em seu sonho e se desenvolvendo artisticamente. O visualizer foi gravado em sua própria quebrada, na Vila Ré, Zona Leste de São Paulo, com produção do selo de Trap ‘A Braba Records’. Assista.
No fim do ano passado foi a vez também do DJ Cia lançar nas plataformas digitais o single “Eu Te Odeio”, com a cantora mineira Mariana Mug – eleita pela revista Rolling Stones como uma das novas apostas da música brasileira, no projeto Novas Vozes – e com participação de Lee Magnatta, do grupo de rap sergipano Squandy. A música tem uma sonoridade pop romântica e é mais um lançamento que tira DJ Cia de sua zona de conforto. Assista.
Calliz lançou seu primeiro EP com o single “Roubei Seu Coração”. A faixa relaciona diversos elementos sonoros, do nostálgico ao futurístico, abrindo o lançamento de seu primeiro EP – “Júpiter”. Calliz é paulista, 27 anos, nascido e radicalizado na cidade de Mairiporã, na Serra da Cantareira, região metropolitana de São Paulo. Assista.
“Ogum e as Ayabás”, novo single de Maíra Baldaia em parceria com Djonga, abre caminhos para o lançamento de “Obí”, terceiro álbum da artista que será lançado em maio. A faixa passeia pelo afro pop mineiro e pelo rap e versa sobre a evocação de Ogum para resgate do sofrimento. Assista.
Ana Preta é a dona do baile! Em seu primeiro álbum, a cantora é curtição e lírica do começo ao fim.. Com seu disco de estreia, auto-intitulado, a preta de São Mateus, zona leste de São Paulo, serve um belo e muito bem produzido compilado com onze músicas, todas de sua autoria e com participações de Thaíde, Arnaldo Tifu, Funk Buia, Déborah Crespo, Rose MC e Ieda Hills. Assista.
Uma Alma, o novo EP de Kikito, veio para embalar os últimos dias do ano, fechando um ciclo do músico e abrindo outro, no qual ele se sente mais livre e confiante para compor. O paraense, reconhecido com um dos nomes mais criativos da cena musical contemporânea de Belém. Assista.
O disco AfroSulAmerÍndio vol.1, primeiro álbum do cantor e compositor Wesley Villagrán foi lançado também no fim do ano passado. Com 7 músicas originais, o álbum faz um passeio que conecta a intimidade dos sentimentos do compositor aos acontecimentos sociopolíticos do Brasil dos últimos anos.
“AfroSulAmerÍndio pode ser uma leitura da história recente do Brasil a partir da minha perspectiva de jovem, LGBTQIA+ e negro, vivendo todas essas coisas numa cidade do interior junto às idas e vindas da política brasileira, que mata qualquer um”, compartilha Villagrán quando reflete sobre o seu trabalho. Ele nasceu e cresceu em Diamantina, cidade do norte do estado de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, e atualmente reside em Belo Horizonte. Ouça.
A cantora Izzy Gordon se prepara para lançar o seu quinto álbum de estúdio intitulado “O dia depois do fim do mundo” e lança uma das canções que já tem ganhado coro em seus shows, “Neguinha Sim”. Com letra do produtor musical Renato Gama, o single fala com orgulho da pele preta, dando ênfase ao cabelo crespo. Ouça.
Depois de divulgar “Salcity”, single que aborda as diferentes dinâmicas e contradições da capital baiana, Tíciaapresenta “Fogo”. Música é um funk ijexado que alinha as perspectivas de uma artista jovem, preta e periférica à força, potência e axé da pombagira. Artista do selo Batekoo Records, vem despontando como um dos grandes sucessos da música brasileira. Recentemente mostrou sua performance ao vivo no icônico BATEKOO Festival, Afropunk e, também, no Sarará. Assista.
Para fechar essa seleção, o projeto Às margens do território lançou 3 clipes diferentes com artistes Yara Kassandra, com o single Dama da Noite; o DJ Joseph Rodriguez, com Nóis no Submundo; e Senna MC, com o single Retina. Os clipes estão disponíveis no canal oficial do Youtube do Às margens. Você já pode conferir!
Julia Vitoria