Do Grajaú a Mauá, on-line ou na USP: 6 oportunidades de formação em escrita, circo, educação ambiental e preparação para o trabalho

Do Grajaú a Mauá, on-line ou na USP: 6 oportunidades de formação em escrita, circo, educação ambiental e preparação para o trabalho

Procurando oportunidades de capacitação, aprendizado e lazer de forma totalmente gratuita? A Periferia em Movimento preparou uma lista com 6 possibilidades de cursos, oficinas, workshops e formações de diversas áreas que acontecerão nos próximos dias e estão com inscrições abertas. Confira abaixo e não perca!

Compartilhe!

Por André Santos. Edição: Thiago Borges. Foto: Circo Lunar / Gabriel Góes

Projeto Redigir na USP

Estão abertas as inscrições para o Curso Comunicação e Cidadania com ferramentas da Língua Portuguesa do Projeto Redigir, gratuito e voltado para público de baixa renda que não tenha estudado em universidades públicas.

No curso, serão aplicadas aulas sobre conceitos de gramática e redação, passando também por debates sobre temas atuais. Os encontros têm duração de 3 horas e acontecem aos sábados, entre os meses de março e maio.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes da USP, nesta sexta-feira e sábado (23 e 24/2), das 11h às 13h e das 19h às 21h. A idade mínima para participar da formação é de 16 anos.

Para mais informações sobre o projeto e as inscrições, entre em contato pelo email [email protected] ou instagram @projetoredigir.

Oficina de roteiro e escrita

Proposta pelo IbiraLab, espaço de formação destinado ao audiovisual nas periferias, a oficina de roteiro e escrita criativa está com turmas abertas e marca o início das atividades do local em 2024.

Ministrada por Radhi, que atua como roteirista, artista e educadora, a oficina possui o intuito de capacitar pessoas que possuem o interesse de desenvolverem roteiros para produções em formato audiovisual.

Serão 3 encontros formativos e para participar não é necessário fazer inscrição, sendo uma atividade aberta ao público geral. As atividades acontecerão nos dias 26 e 28 de fevereiro, e também no dia 4 de março, sempre das 15h às 18h. Para mais informações, acesse este link.

O IbiraLab fica no Bloco do Beco, na rua Salgueiro do Campo, 504 – Sala 1 – Jardim Ibirapuera (zona Sul de São Paulo).

Iniciação no circo

Espaço Cultural Circo Lunar convida circenses de Mauá e região para formação em circo gratuita. O Programa Lunar de Iniciação Circense 2024 é uma formação artística voltada para artistas do circo e das outras artes cênicas que possui o intuito de fomentar a formação circense profissional na região, além de promover um grande diálogo criativo entre artistas e estimular o ingresso destes no mercado de trabalho das artes.

As modalidades oferecidas serão Acrobacia de Solo, ministrada por Jovani Almeida, Aéreos com Priscila Cereda, e Palhaçaria com Marcos Nascimento. As inscrições, que podem ser realizadas através deste link (clique aqui), são gratuitas e destinadas a pessoas com mais de 18 anos.

Serão priorizadas as vagas para quem mora em Mauá, ABC Paulista e Região Metropolitana. Além disso, 20% das vagas serão destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas e 10% para travestis e pessoas transgêneras.

O programa será realizado de forma presencial durante os meses de abril, maio e junho de 2024, com encontros às segundas, terças e quartas-feiras, das 9h às 12h, e haverá um cabaré de finalização de curso no dia 7 de Julho.

Casa Ecoativa aberta

(Foto: Ana Paula Fonseca / Periferia em Movimento)

Graffiti na Casa Ecoativa (Foto: Ana Paula Fonseca / Periferia em Movimento)

Centro eco-cultural localizado às margens da Represa Billings na Ilha do Bororé (Grajaú, Extremo Sul de São Paulo), a Casa Ecoativa estará aberta aos sábados durante os próximos 6 meses, das 13h às 17h, através de um projeto de parceria entre Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

O local é um espaço de convivência que tem articulado e construído propostas e atividades socioambientais, valorizando a cultura e a educação, preservando a memória da região e promovendo ações voltadas à proteção do meio ambiente e do território da APA Bororé-Colônia.

Pelos próximos meses, funcionará também como um centro cultural e de educação ambiental, com atividades gratuitas como oficinas, parquinho, esporte, exposições, rodas de conversa, passeios e programações culturais para todas as idades.

Para participar, basta comparecer ao local durante os dias e horários propostos.

Florestas nas Escolas

O projeto de formação disponibilizado pela ONG formigas-de-embaúba busca instrumentalizar docentes de escolas públicas a criarem projetos interdisciplinares de educação ambiental tendo como tema central o plantio de miniflorestas de Mata Atlântica nas escolas.

Poderão se inscrever professores/as de escolas públicas das redes municipais, estadual e federal na Grande São Paulo, com exceção da rede municipal da cidade de São Paulo. Participantes receberão um kit com 6 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica e sementes de adubação verde para plantarem miniflorestas de 3 a 5 metros quadrados com estudantes em suas escolas, como parte de um projeto de educação ambiental elaborado no decorrer da formação.

A carga horária total é de 38 horas, sendo 12 horas divididas em 6 encontros online síncronos de 2 horas cada; 1 encontro presencial para a vivência do plantio de uma minifloresta, com 3 horas de duração (a ser realizado na E.E Dom João Maria Ogno – Rua Maria Carlota, 304, Vila Esperança, próximo ao metrô Vila Matilde); 13 horas de estudos assíncronos na plataforma moodle e 10  horas para elaboração de um trabalho final.

Para realizar a inscrição, basta preencher este formulário on-line.

Preparação para o Trabalho

O projeto formativo desenvolvido pela ONG Vocação em parceria com o FUMCAD, CMDCA e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo visa orientar e capacitar jovens e adolescentes entre 15 e 17 anos em suas jornadas rumo ao mundo do trabalho.

O projeto é feito através de formações, desenvolvimento de habilidades e acesso a oportunidades de trabalho e renda, e possibilita que os jovens recebam o preparo para processos seletivos, fortalecimento das vocações individuais além de mentoria profissional. O intuito é que esses jovens desenvolvam habilidades técnicas e características socioemocionais essenciais para o sucesso profissional.

As aulas acontecem no formato on-line através da plataforma EAD Vocação numa frequência de 2 vezes por semana em encontros de até 1hora. Além disso, existe a flexibilidade de realizar a formação a partir da agenda de cada pessoa, sem dias ou horários pré-estabelecidos.

Para realizar a inscrição e obter mais informações acesse o site do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo