Por Paula Sant’Ana. Edição: Thiago Borges. Foto de capa: Thaís Nunes / divulgação
Capacitação tecnológica
O projeto Tech Girls – negócio de impacto socioambiental visa reduzir o déficit de mulheres capacitadas para a área de tecnologia da informação (TI), por meio do curso “Mulheres e Tecnologia”.
No total, serão ministrados os seguintes conteúdos: oficina arte lixo eletrônico, empreendedorismo digital, manutenção de notebook, princípios de lógica de programação e matemática, desenvolvimento de software e conteúdos referentes à classificação e o processamento em lixo eletrônico.
As participantes do Tech Girls aprenderão desde funções mais básicas até lógicas de programação (software). Ao final do curso, com duração de três meses, as concluintes com bom desempenho receberão um computador recuperado por elas mesmas.
As aulas são gratuitas e começam em 23 de agosto, às terças e quintas, das 14h às 17h, na av. Senador Teotônio Vilela, 1076, sala 9, na Cidade Dutra. A escolha do bairro no Extremo Sul de São Paulo ocorreu devido à alta quantidade de mão de obra disponível no local após o fechamento de grandes indústrias na região.
Para se inscrever, acesse o site do Tech Girls.
Formação em Marketing Digital
Projeto idealizado pela Agência F2F em parceria com a FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e apoio da Greenz – Aceleradora de Negócios, o curso tem como objetivo capacitar jovens das periferias em marketing digital, com ênfase nas áreas de compra de mídia e análise de dados.
Com acesso totalmente gratuito, estudantes terão aulas presenciais aos sábados, com profissionais especialistas em marketing digital. Na finalização do projeto, participantes receberão um certificado da FGV e terão auxílio na divulgação dos seus perfis no mercado de trabalho.
O curso vai acontecer na Fundação Getulio Vargas, localizada na Rua Itapeva, 474 – Bela Vista, centro de São Paulo. Haverá ajuda de custo para transporte e alimentação durante o período de aulas. São apenas 20 vagas. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (22/8), pelo site – acesse o link.
Atividades diversas nas Fábricas de Cultura
O mês de agosto é repleto de datas que celebram a diversidade e a cultura brasileira. Por isso, as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da capital paulista, de Osasco e Diadema (na região metropolitana) estão celebrando o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08), do Folclore (22/08) e da Visibilidade Lésbica (29/08) com uma série de festivais, bate-papos, filmes e até mesmo slam.
Na próxima terça-feira (23/8), às 17h, será transmitido pelo Instagram das Fábricas a contação de história Mãe da Mata. A atividade vai apresentar a história de uma entidade anteriormente usada para assustar crianças desobedientes, mas que hoje assusta aqueles que destroem as florestas.
Já no sábado que vem (27/8) às 15h, a cantora, compositora, guitarrista, produtora musical e arte-educadora Laura Finocchiaro vai ministrar a palestra Oxigenando as Diferenças, falando sobre LGBTfobia, por meio de suas próprias canções. A apresentação será transmitida pelo YouTube das Fábricas.
E no domingo que vem (28/8), às 17h, o Slam Capão recebe Jéssica Campos, poeta marginal e autora dos livros “Transcrevendo à Marginalidade” (2020) e “Marginalizando o Amor” (2022). Ela vai falar sobre a importância da leitura para a autoestima de mulheres lésbicas. O bate-papo será transmitido pelo Facebook das Fábricas de Cultura.
Para acompanhar a programação completa, acompanhe as redes sociais das Fábricas.
Oficinas e workshops do Festival Cultural Pangeia
Promovido pelo coletivo MisturArte, o Festival Cultural Pangeia chega em sua quarta edição – em formato híbrido e conta com diversas oficinas e workshops, com início em agosto e término em novembro.
A programação deste ano tem como tema “Conexão Brasil, África (s) e Caribe”, com proposta de expandir e ultrapassar barreiras, além de unir culturas.
Todas as aulas são gratuitas e com certificado! As inscrições devem ser realizadas no formulário on-line. Clique aqui! Confira um pouco do que ainda vai rolar:
- Olhares diversos sobre a diversidade do ser humano – Fotografia
Quando: 03/09 e 10/09 (Sábados) – das 10h às 14h. Na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, que fica na rua Antônio Ramos Rosa, 651 – zona Sul de São Paulo.
- Oficina Sankofa – Corpo em Diáspora
Quando: toda sexta-feira, entre 19 e agosto e 9 de setembro, das 18h às 21h, também na Fábrica do São Luís.
- Oficina AQUARELAS, MEMÓRIAS AFETIVAS e as Águas contam histórias
Quando: on-line em 24 de setembro (sábado), das 10h30 às 12h30. E presencial em 25 de setembro (domingo), das 14h às 17h, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, que fica na rua Bacia de São Francisco, s/n – Jardim São Bento.
Paula Sant'Ana, Thiago Borges
1 Comentário
Boa tarde parabéns a todos os povos Indígenas, respeito carinho a cada um!!! Só tenho a dizer parabéns todos vcs deste canal, periferia em movimento, onde obtemos informações em conhecimento, desempenhando sempre em tudo que vivemos em nosso cotidiano.