Arte para crianças e adolescentes na Vila Nova União
O Sarau Urutu, que faz ações na zona Leste de São Paulo, abre chamamento para crianças e adolescentes periféricas de 10 a 18 anos para participar de uma formação artística e cultural. A proposta é fomentar e fortalecer novas possibilidades de manifestações artísticas no território, como danças cênicas, música percussiva, circo e escritas criativas.
As atividades são gratuitas com limite de 20 vagas. Participantes vão receber alimentação no local e ajuda de custo de R$ 150 mensais no período. A formação vai acontecer durante 6 meses, sempre aos sábados, das 9h às 16h, no Instituto NUA (Nova União de Arte), que fica na Vila Nova União. .
As inscrições terminam neste domingo (16/7) e devem ser feitas pelo formulário on-line aqui. A confirmação vai acontecer por whatsapp ou contato telefônico.
A ação faz parte do projeto “Terreiros da Urutu”, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia, política pública de origem popular executada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Oficinas on-line para ativistas de todo País
O Megafone, uma plataforma de fortalecimento do ativismo, abre inscrições para 4 oficinas: Mudanças climáticas; Elaboração de projetos; Engajamento e comunicação; e Artivismo. São 40 vagas para cada oficina e a mesma pessoa pode se inscrever em até 2 oficinas. Para participar, inscreva-se aqui.
As aulas serão conduzidas por integrantes de organizações do prêmio Megafone e pessoas convidadas, com jornadas práticas e teóricas abordando situações reais e atuais.
Cada oficina terá 4 encontros de 2 horas, totalizando 8 horas. Os encontros on-line vão acontecer entre agosto e novembro. Pessoas de todo o País podem participar – como critério de seleção, a organização prioriza mulheres e quem reside na Amazônia Legal.
500 atividades para toda a família no Sesc
Até o dia 16 de julho (domingo), as unidades do Sesc no estado de São Paulo promovem o FestA! – Festival de Aprender. São mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras. A programação é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser acessada aqui.
Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia. A Periferia em Movimento destaca atividades em unidades mais periféricas da rede.
No Sesc Campo Limpo (zona Sul), Renan Távora convida pessoas que nunca forjaram a experimentar e participar da técnica de dar forma ao ferro ou outros metais. Nesta quarta-feira (12/7), das 17h às 21h.
No Sesc Interlagos (Extremo Sul), a oficina Marcenaria para a Família ensina como criar brinquedos com retalhos de madeiras utilizando os equipamentos com segurança. No sábado (15/7), às 15h, e no domingo (16/7), às 13h30.
Nessa mesma unidade, Nireuda Longobardi e Vovó Cidinha mostram como criar xilogravuras, com desenhos e o entalhe da madeira até que a peça esteja pronta para impressão. Sábado (15/7), às 13h30.
No Sesc Itaquera (zona Leste), o rapper e advogado Tiago Red e o DJ Nato_PK abordam tópicos como produção fonográfica, sample, música eletrônica, licenças de uso e propriedade intelectual. Sábado (15/7), às 11h.
8 mil vagas para 400 atividades artísticas nas Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, além de Diadema e Osasco, estão com 8 mil vagas abertas para participação em quase 400 opções de cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas.
As aulas acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. Os Ateliês de Criação têm a duração de um semestre e acontecem 2 vezes por semana, enquanto as Trilhas de Produção duram de 2 a 4 meses com encontros semanais.
Crianças e adolescentes com menos de 18 anos que quiserem participar podem cursar as atividades no contraturno escolar. Para se inscrever, é necessário apresentar RG e comprovante de residência na unidade do curso de interesse. É possível realizar uma pré-inscrição e a grade completa no site das Fábricas de Cultura, que são equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
As aulas terão início no dia 8 de agosto. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. As inscrições seguem abertas até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas.
Entre os destaques, estão a trilha de criação de drones, na Fábrica de Cultura da Brasilândia, o ateliê de teatro para crianças no Jaçanã e a trilha de criação de games, na Vila Nova Cachoeirinha (todas as unidades na zona Norte); a trilha de circo para família, no Capão Redondo, e o ateliê de cinema e audiovisual, no Jardim São Luís (ambas na zona Sul); a Trilha de Produção Cultural, em Diadema, e o ateliê Maker de fantasias, cosplay e acessórios, em Osasco (na grande São Paulo).
Cursos profissionalizantes para 13 mil jovens de escolas públicas
O Instituto PROA está com inscrições abertas para preparação on-line e gratuita para quem quer iniciar no mercado de trabalho. São 13 mil vagas de capacitação profissional para todo o estado de São Paulo, dirigidas a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o terceiro ano do Ensino Médio.
Com 100 horas de duração, o curso prepara participantes na definição de metas profissionais e para entrevista de emprego. No quinto módulo, há uma trilha específica para 7 carreiras possíveis de escolha, com 50 horas de preparação cada: Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, UX Design, Promoção de Marcas e Educação Financeira.
Ao final do curso, participantes recebem certificado e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. As inscrições estão abertas até o dia 4 de setembro e as aulas começam no dia 11 do mesmo mês.
Para participar, acesse o site, responda a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil e, em caso de aprovação, preencha os dados cadastrais.
Redação PEM