Para celebrar os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fortalecer a luta por direitos, a organização Cedeca Interlagos promove mais uma edição do SEMANCA – Semana de Mobilização dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento acontece nos dias 13, 15, 17 e 18 de julho, no Circo Escola Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), e inclui debates, shows, peça de teatro, oficinas e a exposição “Todo dia é dia 18”.
Os avanços e retrocessos obtidos nesses 25 anos do ECA, o combate ao genocídio da juventude negra e periférica, o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e o posicionamento contra a redução da maioridade penal são os temas discutidos nos encontros.
O objetivo é refletir e pensar a mobilização e articulação entre os movimentos e militantes na elaboração de novas estratégias para o enfrentamento e combate às injustiças postas em um contexto que criminaliza a luta contra os direitos humanos, que assassina sua juventude na idade mais produtiva, que trata com violência e opressão as causas populares.
Entre os convidados, estão o rapper Robsoul, o escritor Ruivo Lopes e as cantoras Luana Hansen e Luana Bayô. O Periferia em Movimento participa do SEMANCA com uma oficina sobre comunicação e direitos humanos no dia 17 de julho.
Confira a programação completa:
No Vale do Anhangabaú
O quê? Ato da Frente Estadual Contra a Redução
Quando? Segunda-feira, 13 de julho, às 14h
No Circo Escola Grajaú – Av. Dona Belmira Marin, 2457
Quando? Quarta-feira, 15 de julho, às 14h
O quê?
- Formação “ECA 25 anos – Avanços e Retrocessos”, com Ruivo Lopes (Coletivo Perifatividade), Maria Vilani (CAPS Grajaú), Marquinhos (Conanda), Pedro (Projeto Guri), Bruno Capão e Priscila (Comitê contra o Genocídio)
- Peça “O perrengue da lona preta” – Trupe da Lona Preta
Quando? Sexta-feira, 17 de julho, das 14h às 20h
O quê?
- Oficina “Comunicação e Direitos Humanos” – Periferia em Movimento
- Oficina “Rap contra redução” – Robsoul
- Oficina “Gênero e Sexualidade” – Coletivo Mulheres na Luta
- Oficina sobre grêmios livres – MEOB
- Oficina de Stencil no combate ao racismo – Dona Mara Antifascista
- Shows de: Luana Hansen, Luana Bayô, Marcio Ricardo e banda Razzalfaya
Quando? Sábado, 18 de julho, das 14h às 18h
O quê?
- Apresentação e análise dos dados e conjuntura sobre os atendimentos de violência sexual contra crianças e adolescentes na Capela do Socorro
- Exposição “Todo dia é dia 18”
- Cine-debate: série de vídeos “Que exploração é essa?”