Mapa registra enchentes nas periferias para contrapor dados oficiais da Prefeitura de SP

Mapa registra enchentes nas periferias para contrapor dados oficiais da Prefeitura de SP

Subnotificação de alagamentos leva vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) a lançar plataforma de denúncia nas regiões periféricas

Compartilhe!

Foto em destaque: Arquivo/Divulgação

Lançado no início de fevereiro pela vereadora Elaine Mineiro, da Mandata Coletiva Quilombo Periférico (PSOL), o Mapa de Alagamentos e Enchentes recebe registros de inundações nas periferias paulistanas feitos pela própria população. Acesse aqui para mandar relato.

O mandato parlamentar tomou a iniciativa após verificar incompatibilidades entre os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e casos relatados pela imprensa e por quem vive na cidade.

Segundo Elaine Mineiro, é possível concluir que a prefeitura subnotifica os casos e a situação se agrava quando se percebe que as notificações de alagamento no centro expandido não sofrem subnotificação.

Para a vereadora Elaine Mineiro, o fato de ter mais de 500 casos registrados apenas na região da subprefeitura da Sé nos últimos 3 anos e nenhum caso registrado oficialmente na Cidade Tiradentes (Extremo Leste da cidade) é uma evidente demonstração de racismo ambiental.

“Vamos comparar esses dados com os publicados pela prefeitura para fiscalizar o mapeamento e investigar as ações que estão sendo realizadas tanto a curto quanto médio prazos na Operação Chuvas de Verão, a fim de garantir uma política pública eficaz na prevenção das enchentes e responsável pelas suas consequências”, diz o comunicado.

Em reportagem do portal Brasil de Fato, a vereadora diz que a subnotificação pode justificar a queda de 47,% no número de enchentes entre 2020 e 2021 apresentada pela Prefeitura. No período, o CGE registrou 1.092 e 593 pontos de inundação, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo