Foto em destaque por Paulo Henrique Sant’Anna
Realizado anualmente no distrito com o segundo maior percentual de população negra do município de São Paulo (56,8%, de acordo com Mapa da Desigualdade 2019), o evento “Grajaú contra o racismo” acontece nestes sábado e domingo (30/11 e 01/12), das 10h às 17h30.
O objetivo é refletir, informar, discutir e combater o racismo nas suas diversas formas presente na sociedade brasileira por meio de atividades educativas e culturais nos espaços escolares, bem como intervenções nas ruas da região.
O evento é promovido desde 2003 pelo Espaço Cultural Cazuá e tem a EE Professora Maria Luiza de Andrade Martins Roque (rua Marcoronelino Nogueira Junior, 117 – Jardim Eliana) como centro das ações. Saiba mais aqui.
Confira a programação:
Sábado (30/11)
10h – ABERTURA – Roda de Capoeira com o Grupo Semente do Jogo de Angola
11h – TROCANDO IDEIAS – Roda de conversa “Racismo Estrutural”. Com contramestre Cabo Jairo (ACAIA de Mestre Bigo), Cristiane Rosa e Jonas Santos (advogado e auxiliar de atuação política no IBCC). Mediação: Laís Diogo (Periferia em Movimento).
12h – ALMOÇO
14h às 17h – CORPO EM MOVIMENTO – Oficinas de Dancehall com Felipe Berni e discotecagem com DJ Liciss
Domingo (01/12)
10h – Intervenção teatral, com Terreiros do Riso
11h30 – Oficina de dança afro-brasileira, com Débora Marçal
12h30 – Almoço
14h – Oficina de percussão e danças afro-brasileiras, com Pedro Peu
15h – DANÇA E MÚSICA – Discotecagem, com DJ Hudson; intervenção “Bixa Preta”, com Felipe Berni e Kauan; intervenção de lambe com crianças do CEI Jardim Três Corações
16h – Cortejo afro-percussivo pelas ruas do Jardim Eliana
DURANTE O EVENTO: Contação de histórias para crianças e bonecas abayomi com Marcela Cabral e Nayla Ayuri; cabelo e identidade com o Espaço Boom Box; oficina criativa de moda sustentável com Gabi Bazilio e Milena Lab; vivência jornalística com a Periferia em Movimento.
Redação PEM
1 Comentário
[…] domingo (21/11), a Associação Cultural Cafundós promove uma edição especial do Grajaú contra o Racismo. A partir das 14, ocorre um cortejo de abertura, seguido por roda de conversa sobre o que é […]