Festival da Visibilidade Trans movimenta Grajaú com conhecimentos e produções da população trans em SP

Festival da Visibilidade Trans movimenta Grajaú com conhecimentos e produções da população trans em SP

Primeira edição de evento realizado pela coletiva Travas da Sul marca Dia Nacional da Visibilidade Trans. Saiba mais!

Compartilhe!

Por Julia Vitoria. Edição de texto: Thiago Borges. Foto em destaque: Pedro Salvador

Entre esta sexta-feira e domingo (dias 27, 28 e 29 de janeiro), a primeira edição do Festival da Visibilidade Trans traz uma programação variada volta a pessoas LGBTrans. Promovido pela coletiva Travas da Sul, o evento acontece nesses 3 dias, entre 10h e 21h, no Centro Cultural Grajaú, que fica na rua Professor Oscar Barreto Filho, no Extremo Sul de São Paulo.

“A importância é dar visibilidade para os conhecimentos, saberes e para as produções que estão sendo feitas todos esses anos pela população trans da cidade. E convidar também as pessoas trans do território para que elas possam acessar alguns serviços que geralmente tão distantes da periferia”, conta Marcia Marci, 33 anos, jornalista e idealizadora da Travas da Sul.

No domingo, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data faz referência ao ato nacional ocorrido em 29 de janeiro de 2004, quando pessoas trans lançaram em um ato em Brasília a campanha “Travesti e Respeito”, marco na história do movimento contra a transfobia e luta por direitos.

Travas da Sul no CCLGBTI Sul

Para marcar a data, o festival na periferia de São Paulo conta com workshop produção cultural LGBTQIAP+ todos os dias, às 10h; de defesa pessoal com Simone Rodrigues, do projeto Ioga de Quebrada, no sábado e no domingo, das 12h às 13h; e orientação para retificação de gênero e nome nos registros civis, na manhã de sábado e na tarde de domingo.

No sábado, às 13h, a reverenda Alexya Salvador e a influenciadora e ativista Leandrinha Duart conversam sobre religiosidade na comunidade trans bate papo. Na sequência, às 15h, a codeputada estadual Caroline Iara, a covereadora Samara Sosthenes, a articuladora social Célia Regina Vieira e o pesquisador e educador Rhavi Ravenna abordam prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e outras questões da saúde da população trans.

A programação tem ainda conversas sobre redução de danos, mercado de trabalho e apresentações artísticas diversas, com DJ Onika, All Ice, Apeagá Slam e o espetáculo Les Girls, entre outras atrações. Confira a programação completa aqui. 

Para garantir o pagamento das pessoas convidadas e envolvidas na produção, a Travas da Sul está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 20 mil – até o momento, foram doados R$ 700. Contribua aqui.

Articulação

Fundada em março de 2019, a coletiva Travas da Sul atua como espaço de acolhimento de pessoas LGBTQIA+ e prioriza pessoas trans, negras e periféricas para que tenham contato com a área cultural e artística.

“Hoje, funcionamos como uma rede de pessoas, de articulação e de instituições também. A gente atua com a coordenadoria de ISTs e AIDS de São Paulo, com ações de prevenção e testagem. Atuamos também com o Centro de Convivência É de Lei, através de ações de redução de danos no contexto de festas e contexto periférico e atuamos com a Casa Chama no acolhimento e direcionamento de pessoas trans”, explica Marcia.

Além dela, a coletiva conta com Diogo, Nica e Isabela Safira como integrantes e as colaborações pontuais como Vênuz Capel na gestão das redes sociais; e Alan Santoli, no design e identidade visual das atividades.

Outras ações

A Prefeitura de São Paulo também está realizando ações como de busca por vagas de emprego e oportunidades de qualificação profissional e estruturação de negócios de pessoas trans. As atividades acontecem até 1º de fevereiro. Saiba mais aqui.

E no domingo, ocorre a VI Caminhada Trans de São Paulo, um ato que busca lutar por acolhimento e inclusão da comunidade. A passeata, que é aberta à participação de todas as pessoas, está marcada para às 14h na avenida Paulista.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo