Neste sábado (14/03), os indígenas da etnia guarani que vivem na cidade de São Paulo apresentam um de seu dia a dia nas aldeias que rodeiam o maior centro urbano do continente.
A exposição “Nhande Kuery”, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), reúne as vivências e processos do primeiro ciclo de trabalho do “Programa Aldeias”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura junto às comunidades guarani do município e em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista.
Toda essa experiência foi traduzida em diversos ambientes com fotos, vídeos, textos e objetos que mostram e expressam as práticas e costumes desse povo.
Ao percorrer as diferentes áreas da exposição, o visitante pode vivenciar um pouco do ambiente das aldeias de São Paulo: do plantio aos guerreiros xondaro, da alimentação tradicional às caminhadas na mata, das rezas e rituais à luta pela terra, tudo está interligado dentro do modo de ser guarani, o Nhandereko.
A programação inclui apresentação de Xondaro, coral guarani, exibição de filmes, roda de conversa e comidas tradicionais.
Ambientes da exposição:
1. Orerekoa – Os Guarani e as aldeias de São Paulo
2. Nanhoty – Plantio e preservação das matas
3. Nhanerembiu ete’i – Sementes e alimentação tradicional
4. Petỹ – Tabaco guarani
5. Nhemongarai – O rituais de consagração
6. Opy – Casa de Rezas
7. Xondaro – Guerreiros guarani e sua dança
8. Grupos de formação
9. Terras Indígenas e a luta pela demarcação
Anotaí!
Nhande Kuery – Os Guarani na cidade de São Paulo
Quando? Sábado, 14 de março, das 14h às 21h
Onde? No CCSP – Rua Vergueiro, 1000 – Zona Sul de São Paulo
Mais informações aqui
Carregando…
Redação PEM