Pra aproveitar as férias: De exposição artística e gastronomia da diáspora africana na internet a oficinas de jeans e malabares na zona Sul

Pra aproveitar as férias: De exposição artística e gastronomia da diáspora africana na internet a oficinas de jeans e malabares na zona Sul

Marcado pelo recesso escolar, o mês de julho traz oportunidades para quem deseja aproveitar o tempo livre e ampliar os saberes – sejam crianças e adolescentes, sejam pessoas adultas

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

A Periferia em Movimento indica programações virtuais e presenciais que acontecem nos próximos dias. Confira abaixo!

Exposição virtual Mergulho na Atlântica

A exposição é resultado de um grupo de estudos artísticos guiados pelo coletivo OjuOju com artistas de diversas linguagens espalhados por alguns estados brasileiros. Todas as criações tiveram a mesma fonte de inspiração, a produção artística e intelectual de Beatriz Nascimento, que pesquisou sobre os quilombos e denunciou o peso do racismo, especial sobre mulheres negras.

Ao todo, são 9 artistas expondo em linguagens como performance, dança, música, artes plásticas e poesia. Clique aqui para mergulhar e conferir. https://mergulhonaatlantica.com.br/home/

Curso on-line de Java Script

Com a missão de reduzir a lacuna de gênero no setor de tecnologia e com o objetivo de qualificar ainda mais as mulheres cisgênero, trans e travestis que iniciaram sua carreira na área, a iniciativa {reprograma} abre inscrições para o primeiro curso de JavaScript.

São 80 vagas direcionadas para quem já possui conhecimento básico em JavaScript ou alguma formação em tecnologia e busca aperfeiçoamento profissional. As inscrições ocorrem até 25 de julho. Clique aqui.

As selecionadas serão anunciadas em 31 de agosto e as aulas têm início em 14 de setembro. O curso é gratuito e terá a duração de 12 semanas, com 20 horas semanais, divididas em 14 horas de aula e 6 horas de exercícios com exposição, prática, suporte e feedback.

Concurso de fotos sobre retomada das ruas

Depois de 2 anos de restrição por conta da pandemia, eventos públicos voltaram a acontecer com força. E a Semana do Caminhar: o retorno (às ruas), realizada pelo SampaPé! e organizações parceiras de todo o Brasil, promove o concurso de fotos #MuvucaNaRua, que convida as pessoas a publicar em suas redes sociais registros de encontros de muitas pessoas se divertindo juntas ao ar livre, de novo.

Para participar do concurso, basta publicar fotos no instagram ou no Facebook de com eventos cheios de pessoas. As imagens de autoria própria devem ser postadas entre os dias 01 e 31 de julho nos perfis pessoais em modo público, com o nome da cidade onde foram tiradas (na legenda e localização) e um texto indicando a atividade.

As fotos que cumprirem todos os itens do regulamento serão postadas no feed do instagram do concurso em agosto. No dia 15, ocorrerá a divulgação das 10 imagens vencedoras.

Curso sobre gastronomia afro diaspórica

A plataforma Escola Itaú Cultural lança o curso autoformativo Muito além da boca: um passeio transatlântico pela comida afro diaspórica no Brasil, idealizado pela pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães. Ela se baseia na ancestralidade e sustentabilidade da produção alimentar das comunidades tradicionais quilombolas para exaltar o poder da comida, preservar memórias culturais, comunicar e fortalecer a identidade dos povos negros.

O curso é estruturado em 3 eixos e 20 aulas que abordam o passado, o presente e o futuro da culinária e da gastronomia afro diaspórica. Acesse aqui.

Oficinas nas Fábricas de Cultura

Ligadas à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, as Fábricas de Cultura têm unidades em periferias da capital paulista e região metropolitana. Neste final de semana, uma série de atividades dá continuidade à programação de férias.

Nesta sexta-feira (15/7), das 10h às 13h, a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco promove a oficina on-line Voando com Segurança: Legislação de Drones, que mostrará os pontos principais da regulamentação em vigor, para uso recreativo e profissional de drones no espaço aéreo brasileiro.

Já na terça-feira (19/7), às 15h, a Fábrica de Cultura Capão Redondo (rua Bacia de São Francisco, s/n, na zona Sul) faz a oficina de Malabares com claves, argolas, bolinhas, pratos e diabolos.

No mesmo dia, às 19h, a unidade do Jardim São Luís (rua Antônio Ramos Rosa, 651, na zona Sul) promove a atividade Customização de Jeans, em que cada participante irá customizar uma peça própria com bordados, aplicações e estamparia com botões. A atividade é indicada para quem quer iniciar na costura e aprender a fazer reparos à mão.

E em Diadema, a oficina Confecção de Pipa vai ensinar a montar a pipa em estilos variados, como raixa, peixinho, quadrado, entre outros. Acontece na quarta que vem (20/7), às 10h, na rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – centro da cidade.

Confira a programação completa das Oficinas de Férias no site das Fábricas de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo