Foto em destaque: Pedro Ariel Salvador / Periferia em Movimento
Curso de marmitas
A Gastronomia Periférica lança o curso livre e totalmente on-line Marmitas & Congelados, que é voltado a ao aprendizado de técnicas de preparo de várias receitas com proteínas, carboidratos e verduras, como realizar cada receita de forma mais saudável e saborosa, além de técnicas de congelamento para comercializar as marmitas.
Com duração de 8 dias, entre aulas ao vivo e gravadas, a atividade começa no dia 27 de junho e segue até 4 de julho, tem apostila e certificado de conclusão de curso. O custo de participação é de R$ 100, que serão revertidos para ações da escola de gastronomia na periferia de São Paulo. Inscreva-se aqui.
Trampo Jovem
Voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais e preparação de jovens das periferias para o mercado de trabalho, o Trampo Jovem recebe inscrições para uma formação que começará em julho. Participantes receberão bolsa-auxílio para internet e transporte e poderão se candidatar a vagas no Shopping Cidade São Paulo. Acesse aqui e inscreva-se até dia 26 de junho para participar gratuitamente.
O projeto social é realizado pela Aporé em parceria com o Instituto SYN e o Shopping Cidade São Paulo. Com 11 encontros on-line e 1 encontro presencial ao longo de 4 semanas, a formação é voltada a jovens de 18 a 26 anos com ensino médio completo e prevê trilhas de autoconhecimento, visão de trabalho, preparação para o mercado e plano de futuro.
Curso de agroecologia
A Fundação Paulistana abre 60 vagas nos cursos gratuitos de Produção de Alimentos Agroecológicos, do projeto Ecoa Sampa, que acontece em Parelheiros e Marsilac (Extremo Sul de São Paulo). A organização é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo.
Com a carga horária de 72 horas, o curso tem como objetivo instruir e capacitar os alunos para executar atividades e serviços no setor de agroecologia, assim como a elaboração e implantação de projetos em propriedades agroecológicas.
A formação abrange técnicas de cultivo, manejo e conservação, conhecimentos básicos sobre solo, clima, classificação vegetal, propagação de sementes, métodos de compostagem, manuseio de equipamentos e ferramentas para atividades agrícolas. As atividades práticas em canteiros e hortas estarão associadas a conceitos e ações de reconhecimento e valorização da biodiversidade, e de prioridade à economia com base em saberes tradicionais, notadamente invocados pela agricultura familiar, indígena e quilombola.
São 2 turmas com 30 vagas cada. Em Marsilac, a atividade começa no dia 28 de junho e ocorre às terças e quartas-feiras, das 9h às 17h. Inscreva-se aqui, pelo whtasapp 11 93317-5039 ou e-mail [email protected].
Já em Parelheiros, o curso começa em 30 de junho e acontece às quintas e sextas-feiras, também das 9h às 17h. Inscreva-se aqui, pelo whtasapp 11 93317-5039 ou e-mail [email protected].
Redação PEM