Foto Victor Paris
Com material documental, fotográfico e jornalístico sobre diversos contextos socioculturais e afetivos de artistas das periferias, a exposição CorpoCasa segue em circulação por diferentes pontos culturais da zona Sul paulistana. Depois de estrear no Grajaú, neste sábado (10/9) o projeto passa pelo Espaço Cultural CITA, no Campo Limpo.
Entre as palavras de destaque, resistência, geração de renda e dança. Estes são alguns temas que estão inseridos na iniciativa que compartilha com o público os caminhos e caminhadas de 6 dançarines de diferentes regiões periféricas de São Paulo, retratando a diversidade e a pluralidade de linguagens artísticas que se encontram presentes nos fluxos da cidade e suas bordas.
São muitos, afinal, os becos, vielas, espaços urbanos, comunidades e ambientes de convivência que apresentam os personagens dessa criação: Francisco Renner, Lainx Dias, Maitê Costa, May Silva, Gissauro e Kessely.
Buscando proporcionar reflexões sobre a viabilidade econômica de se produzir arte e cultura no país, a exposição abre o horizonte ao percurso de corpos que sobressaem ao olhar hegemônico da sociedade brasileira.
“O projeto CorpoCasa foi concebido a partir de um conceito chamado narrativas transmídias, por onde uma história pode ser contada em vários formatos e locais diferentes. Com isso, desenvolvemos um universo em que, para ser conhecido por inteiro, é preciso passar por várias etapas de conexão. E, independente da ordem em que se acessa, a experiência e o fluxo são sempre únicos”, conta o idealizador Laio Rocha.
Além da mostra, há distribuição gratuita da HQ “Quebrada de Move”, realizada pelo ilustrador Mangraff. É possível conferir a programação virtual no site. https://www.inspiracaoseis.com.br/corpocasa.
Anotaí!
- Sábado (10/9) – Espaço Cultural CITA – R. Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refugio
- Domingo (11/9) – Casa de Cultura HipHop ZS – Rua Sant’Ana, 201 – Vila São Pedro
- Sábado (17/9) – Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá – R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
- Domingo (18/9) – Casa de Cultura M Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha
Aos finais de semana, abertura da exposição sempre às 10h + exibição do documentário às 14h + quadrinhos às 15h
Redação PEM