Na região central
Organizada pelo movimento negro e por organizações antirracistas ocuparão, a 19ª Marcha da Consciência Negra acontece no domingo e traz como tema “Por um Brasil e São Paulo com Democracia e Sem Racismo”.
“O novo governador [paulista, Tarcísio de Freitas], já sinalizou que práticas antidemocráticas seguirão seu curso, assim como ocorre hoje no governo federal. Haverá um árduo trabalho pela frente, ainda mais diante de um governo que defende a militarização nas escolas e disse que vai retirar a câmera do uniforme dos policiais, justamente um equipamento que filma as ações dos agentes públicos e que permite um maior controle do uso da força policial”, afirmou Rosana Aparecida da Silva, secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores em São Paulo (CUT-SP).
A concentração começa às 10h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, com abertura dos povos de terreiro. Na sequência, acontece uma aula pública sobre a história da data e a memória negra paulistana. E às 11h, a marcha se inicia e segue até as escadarias do Teatro Municipal, onde o Movimento Negro Unificado (MNU) foi fundado em 1978, durante a ditadura militar.
Na zona Sul
A programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo tem se estendido ao longo do mês de novembro.
Na Casa de Cultura do M’Boi Mirim, o Festival Identidade Preta ocorre nesta sexta-feira (18/11), com abertura às 18h pelo DJ KL Jay, que recebe Alt Niss, Fator, Dee, Hanifah e Dcazz. No sábado (19/11), tem apresentação do espetáculo musical e cênico “Brasilidade – Muito prazer, as iyálódes”.
E no domingo (20/11), tem apresentação da Cia de Arte e Dança Negra Oju Orun (às 13h), contação de histórias (14h) e shows de Marcelo Peixoto e Flávia Sousa a partir das 15h30. O espaço fica na rua Inácio Dias da Silva, no Piraporinha.
No Centro Cultural Grajaú, o humorista Hélio de la Peña apresenta o show de standup comedy Risadas Pretas Importam. Na sequência, oespetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. A partir das 16h de sábado (19/11), na rua Professor Oscar Barreto Filho, no Parque América.
Na Casa de Cultura do Campo Limpo, a programação do domingo (20/11) é tocada pelo Festival Feira Preta. Além da exposição e venda de produtos e serviços de empreendimentos negros, o evento tem atrações culturais como a DJ Vivian Marques (ao meio-dia), Maracatu Ouro de Congo (às 13h) e Mãe Beth de Oxum (às 20h). O espaço fica na rua Aroldo de Azevedo, no Jardim Bom Refúgio.
Na zona Norte
Promovida pela Prefeitura paulistana, a segunda edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra apresenta debates, espetáculos musicais, história e cultura do movimento negro no Brasil em ambientes tecnológicos e sensoriais.
Realizado no Expo Center Norte, a programação ocorre de sexta-feira a domingo (18 a 20/11) e tem entre as principais atrações a cantora Majur, que se apresenta na noite do primeiro dia; Fundo de Quintal, presente no sábado; Luedji Luna, Rincon Sapiência e Péricles, no último dia. Confira a programação completa aqui.
A Expo contará ainda com um mezanino de debates em que serão apresentados 11 painéis. Personalidades e autoridades nacionais e internacionais irão discutir temáticas negras, diversidade, igualdade racial, sociedade, cultura e economia.
Além dos debates e atrações musicais, a Expo terá 74 estandes comerciais e 26 estandes institucionais, área expositiva, espaço infantil, denominado “Erê” e alas de “Cultura”, “Educação” e “Comunidade”, além de uma ampla área de alimentação.
O centro de exposições fica na rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme (zona Norte). A entrada é gratuita e a partir das 10h com transporte também de graça a partir dos metrôs Barra Funda e Tietê. Confira a programação completa aqui.
No ABC paulista
No domingo, um evento especial celebra a data no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro de Santo André. Com entrada gratuita, o evento acontece das 10h às 17h.
Às 11h, acontece a Oficina Samba em Três Dimensões, com Mumu de Oliveira. Uma vivência prática de uma roda de samba abordando suas 3 dimensões fundamentais: o canto, a dança e o toque de seus instrumentos. Logo após, às 13h, Mumu realiza o show “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar”.
Às 14h, a atriz Lilyan Teles apresenta a história do seu livro recentemente lançado “Cabelindo”, que conta a jornada de uma garotinha negra que adora a textura de seus cabelos. E encerrando a programação do dia, às 15h30 acontece o show do grupo As Matambas, grupo formado por mulheres negras que cantam samba.
Redação PEM