Ouça esse post
Moradores de periferias de São Paulo, Santo André e Mauá podem se inscrever em cursos gratuitos de tecnologia e gestão social que unem inclusão digital e fortalecimento de projetos comunitários.
A Periferia em Movimento listou as formações que oferecem desde noções básicas de uso do celular até o aprendizado de inteligência artificial, inglês e captação de recursos para o terceiro setor.
Cursos para líderes sociais
O Lupa Learning, plataforma do programa Lupa do Bem da agência Sherlock Communications, estreia oferecendo cursos online gratuitos voltados a líderes comunitários e gestores do terceiro setor.
O destaque é o curso “Inglês Básico para o Terceiro Setor”, desenvolvido com a escola PLT 4Way, que reúne mais de 100 aulas em vídeo curtas e práticas, com foco em comunicação, vocabulário específico e estratégias de captação de recursos em plataformas internacionais.
Além disso, dois workshops gratuitos serão disponibilizados:
- “Da Elaboração à Prestação de Contas”, com especialistas do Instituto Terra e Instituto Acorde.
- “Treinamento em Captação de Recursos”, com representantes da ABCR, Aldeias Infantis SOS e Instituto Guetto.
Todo o conteúdo gravado ficará disponível para acesso livre, permitindo que organizações aprendam no próprio ritmo e compartilhem o conhecimento internamente.
Tecnologia e gestão social

Crédito: Freepik
O Instituto DiverCidades, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está oferecendo pela primeira vez dois cursos gratuitos de tecnologia: Ubuntu Tech Acessos e Ubuntu Tech IA, dentro do projeto Ubuntu Comunidades Sustentáveis.
As formações são voltadas para moradores das periferias de São Paulo (Brasilândia, Jardim São Francisco e Parque São Rafael), Santo André (Parque Capuava) e Mauá (Capuava, Jardim Oratório, Jardim Sônia Maria, Jardim Silvia Maria e Santa Cecília).
As aulas acontecem sempre no último domingo do mês, com emissão de certificado. Em São Paulo (Zona Leste), Santo André e Mauá, os encontros começaram em 5 de outubro, na Fábrica de Cultura Sapopemba. Já na Brasilândia, a primeira turma ocorreu em 31 de agosto.
No Ubuntu Tech Acessos, os participantes aprendem noções básicas do mundo digital, como uso de celular, criação de e-mail, redes sociais e aplicativos (SUS, bancos digitais, WhatsApp, LinkedIn etc.). Já o Ubuntu Tech IA apresenta ferramentas de inteligência artificial aplicadas à escrita, planilhas, automação e geração de ideias.


