Fundo Baobá oferece bolsas de apoio para pessoas negras estudarem no exterior

Fundo Baobá oferece bolsas de apoio para pessoas negras estudarem no exterior

O Programa Black STEM busca apoiar a permanência de estudantes do Brasil em cursos de graduação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) fora do País 

Compartilhe!

Tempo de leitura: 2 minutos

O Baobá – Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM. A iniciativa concede três bolsas complementares de R$ 35 mil a pessoas negras estudantes aprovadas em cursos de graduação no exterior na área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril. O resultado com a lista de classificação será divulgado em 11 de julho. Para mais informações sobre o programa, o edital completo e dúvidas, acesse o link aqui.

Para participar, é necessário ter aprovação para graduação em universidade no exterior com início previsto para 2025, ou estar em fase avançada de um processo seletivo cujo resultado esteja previsto para ser divulgado até um dia útil antes da última etapa do edital.

Em sua primeira edição, o programa ofereceu bolsa a cinco estudantes (na foto em destaque): Camilla Ribeiro, de Vitória (ES), que está em Portugal cursando Pilotagem; Diovanna Stelmam, de São Paulo (SP), na China, estudando Computação; Melissa Simplicio, do Rio de Janeiro (RJ), nos EUA, fazendo Ciência da Computação; Rilary Oliveira, de Diadema (SP), na Argentina, cursando Medicina; e Eric Ribeiro, de Caieiras (SP), nos EUA, estudando Engenharia Aeroespacial.

“A presença negra na ciência é relevante para a humanidade. Por isso afirmamos que o Black STEM não é ‘apenas’ um programa de bolsas complementares para apoiar a permanência de estudantes negros em cursos de graduação completa em instituições estrangeiras”, afirma Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá.

Criado em 2011, o Baobá é o maior fundo dedicado, exclusivamente, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APOIE!
Abrir bate-papo
Periferia em Movimento no Zap!
Olá! Aqui você recebe todas as notícias da Periferia em Movimento no WhatsApp. Clique em abrir o Bate-papo e nos chame no Zap!
Pular para o conteúdo