Com a proposta de apontar possibilidades de atuar como agentes de transformação social em um território onde vivem mais de 500 mil pessoas à margem da represa Billings, a UniGraja – Universidade Livre Grajaú encerra seu primeiro ciclo de formação com a Feira UniGraja. Periferia em Movimento é uma das organizações que compõem o projeto.
O evento acontece no próximo domingo (09 de dezembro), no Parque Linear Cantinho do Céu, localizado às margens da represa Billings. Entre as 10h e as 19h, acontecem diversas atividades, como capoeira, oficina e passeio de bike, vivência náutica, rodas de conversa e uma feira com empreendedores locais. Para finalizar, artistas da região se apresentam em um sarau temático (confira a programação abaixo).
“Antes da UniGraja, eu não imaginava o tanto de conhecimento que o lugar em que vivo poderia me fornecer”, conta Gustavo Gonçalves, de 17 anos, que participou de vivências de graffiti, desenho, fotografia, vídeo, design e redação jornalística. “Com as vivências, captei muita coisa, me enchi de conhecimento e agora eu olho e cuido bem mais do lugar em que eu moro”.
Território de conhecimento
A Feira UniGraja marca o encerramento do primeiro ciclo de formação da UniGraja. Idealizada por coletivos e organizações socioculturais locais que fazem da quebrada uma sala de aula, entre agosto e novembro aconteceram mais de 400 horas de vivências em seis asas curriculares: Reconhecimento de Território, Hip Hop, Permacultura, Produção Cultural, Comunicação e Empreendedorismo.
As vivências mesclaram reflexão, ação e avaliação, e foram baseadas na experiência dos coletivos envolvidos e indicam algumas possibilidades que a rua oferece. A proposta é aproveitar os saberes e práticas acumulados por esses coletivos ao longo de anos e iniciar um processo de sistematização e construção de uma metodologia própria, horizontal, que aposta nas inteligências múltiplas de educadores e educandos.
A UniGraja é uma iniciativa da Associação Esporte Clube Vila Real (AECVR), Agência Cresce, Cooperpac, Ecoativa, Graja na Cena, Imargem, Meninos da Billings, Periferia em Movimento e Salve Selva. As atividades começam com apoio da Fundação Via Varejo por meio do programa Casas Bahia na Comunidade.
“O programa Casas Bahia na Comunidade é uma iniciativa da Fundação Via Varejo que tem o objetivo de fortalecer e articular atores socioambientais por meio de um trabalho rede, visando potencializar o impacto social positivo em suas comunidades”, explica Lilian Sturm, coordenadora de Investimento da Fundação Via Varejo. Iniciado em 2014, o programa está presente em sete localidades entre São Paulo e Rio de Janeiro. “O projeto UniGraja, da rede do Parque Cocaia no Grajaú, é uma proposta inovadora. A Fundação Via Varejo só tem a agradecer e parabenizar a todos os coletivos da rede por todo o empenho, sucesso e alcance do projeto”, completa.
Confira a programação!
10h – Vivência em Yoga / Campeonato de futebol
10h40 – Vivências náuticas com o coletivo Navegando nas Artes; Roda de conversa sobre sustentabilidade com a Cooperpac
11h40 – Oficina de turbante com Pam
12h40 – Discotecagem com os DJs Wedson e Phil
13h40 – Oficina de dancehall com Felipe Berní
14h40 – Vivências náuticas com Meninos da Billings
15h40 – Apresentação musical – Laís
16h40 – Apresentação musical – Mmoneis
17h40 – Entrega de certificados – UniGraja
18h30 – Discotecagem UniGraja
Ao longo do evento: exposição com barracas de empreendedores
Redação PEM
1 Comentário
[…] no domingo (24/11), por conta do mês da Consciência Negra, a Universidade Livre Grajaú (UniGraja) promove a intervenção “Raízes Periféricas”. A intervenção acontece das 13h às 18h, na […]